Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 01.06.16 - 12h01

A História da Poesia Visual Brasileira no Mamam

img_alt

Exposição traz cerca de 600 obras e conta com curadoria de Paulo e Yuri Bruscky (Foto: Cortesia)

 

A partir desta quarta-feira (01), o público que gosta de arte vai poder se deliciar com uma seleção de obras de vários artistas, que vão desde movimentos como o modernismo até o concretismo. A exposição A História da Poesia Visual Brasileira entra em cartaz no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, a partir das 19h, com entrada franca ao público. A mostra conta com apoio do Funcultura e é composta por obras que integram o acervo do Arquivo Paulo Bruscky. Ela fica em cartaz no Mamam até o dia 25 de julho.

Na abertura da exposição, o público vai poder conferir um bate papo entre o curador Paulo Bruscky e o poeta e crítico Adolfo Montejo Navas. São cerca de 600 obras que integram o trabalho, propiciando uma espécie de panorama sobre uma das formas de expressão utilizada pelos artistas, a partir da segunda metade dos anos 1950. Nomes como, Jorge de Lima, Manuel Bandeira, Haroldo e Augusto de Campos, Neide Dias Sá, Falves Silva, J. Medeiros, Vicente do Rego Monteiro, Unhandeijara Lisboa, ALM Andrade, Moacy Cirne, Álvaro de Sá, Décio Pignatari, Pedro Xisto, Mário Chamie, Wlademir Dias Pino e Joaquim Cardozo, integram a mostra que contou com curadoria de Paulo e Yuri Bruscky, e projeto expográfico e programação visual de Raíza Bruscky.

O público que for ao Mamam conferir a exposição poderá ainda, ter acesso a um farto material documental composto por fotografias, cartazes, catálogos, livros, jornais, revistas, cartas e filmes. Todo o material foi coletado por Paulo Bruscky ao longo de 40 anos, integrando o Arquivo Paulo Bruscky, atualmente considerado o maior acervo particular de arte contemporânea/multimeios da América Latina. Outro atrativo da exposição A História da Poesia Visual Brasileira é que ela vai estar acessível a pessoas com deficiência visual, através dos serviços de audiodescrição e textos em braile.

A programação conta ainda com ações educativas – oficinas de poesia visual para alunos da rede pública – e a edição de um livro-catálogo bilíngue de 300 páginas que, além de fotos e textos sobre a mostra, trará também um completo glossário que permitirá ao leitor conhecer e identificar os vários movimentos e termos que caracterizam a poesia visual. 

 

Serviço:


Abertura da exposição A História da Poesia Visual Brasileira

Quando: quarta-feira, dia 1º de Junho

Horário: 19h

Local: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam, Rua da Aurora, 265, Boa Vista, Recife.

Período: de 2 de junho a 25 de julho

Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 12h às 18h / sábado e domingo, das 13h às 17h.

Entrada franca.