Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 01.06.18 - 12h15

Fim de semana com programação cultural retomada na cidade

img_alt

Museus e galerias oferecem atividades gratuitas e diversificadas para todos os públicos (Foto: Éric Gomes/Divulgação)

 

No fim de semana em que a cidade e o país começam a restabelecer seu pleno funcionamento, não vai faltar programação cultural gratuita nos espaços públicos e equipamentos mantidos pela Prefeitura do Recife.

Na Galeria Janete Costa, chega ao fim neste domingo a exposição Cativa [A natureza da natureza], programação imperdível em tempos de tanta poluição e agressões ao meio ambiente. A mostra da artista Flora Assumpção, que discute a relação do homem com a natureza, cria dentro da galeria um impressionante ecossistema de geometrias feitas de refugo industrial, evocando formas primordiais na natureza que se repetem,  inevitavelmente, tanto no corpo humano quanto em todas as máquinas e criações humanas, reproduzindo e celebrando a geometria do universo. A exposição é gratuita e aberta ao público. A galeria funciona das 14h às 20h no sábado e das 15h às 19h, no domingo. Na sexta, o expediente é maior: das 12h às 20h.

No Museu da Cidade do Recife, todo sábado é dia de brincadeira.  Das 10h às 15h, o jogo O Forte e o Tempo convida os visitantes a interagir com a fortaleza de maneira divertida, participando de um jogo em que são desafiados a construir seu próprio forte. A disputa é para todas as idades e ideal para ser partilhada em família. A entrada é gratuita. No domingo, estará aberta à visitação exposição Cinco Pontas, que celebra a indicação do forte recifense a patrimônio da Unesco, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público. No fim de semana, o museu funciona das 9h às 17h.

O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), na Rua da Aurora, oferece dois bons motivos para uma visita neste fim de semana: A Arte é um Manifesto – 30 anos de Devotos, que conta, por meio de backdrops, pôsteres, ingressos, capas de fitas demo e projetos gráficos dos discos, a história da famosa banda Devotos, do Alto José do Pinho; e ExistenCidades, com 13 fotografias coloridas de Beto Figueiroa, exibidas em formato de lambe-lambe, que questionam a forma como os espaços urbanos são estruturados. O museu funciona no sábado e no domingo, das 13h às 17h.

No Paço do Frevo, o fim de semana será bom na teoria e na prática. Além de todas as informações e registros sobre a história do gênero musical que nasceu da mistura entre polca, dobrado, marcha e jazz, será oferecida, entre as 14h e as 17h, a vivência Vamos Cair no Passo, que ensina 10 passos de frevo aos visitantes e encerra com um jogo de improvisos.

No domingo (3), os recifenses têm um motivo a mais para visitar o Paço. Como acontece todo primeiro domingo do mês, a gratuidade do acesso será assegurada para todo o público.

Também estará em cartaz na cidade durante o fim de semana, o Cine PE, festival de cinema realizado há 22 anos, que tem o apoio da Prefeitura do Recife e ocupa o belíssimo Cinema São Luiz com curtas e longas metragens de diferentes gêneros, do experimental ao popular, assinados por jovens diretores ou nomes consagrados e produzidos em várias partes do país, de Roraima ao Rio Grande do Sul. Para informações sobre a programação, acesse o site: http://www.festivalcinepe.com.br.

Pedalar é outra boa pedida para o fim de semana. Neste domingo, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará montada das 7h às 16hconvidando os recifenses para um passeio por mais de 30 bairros da cidade e alguns de seus mais bonitos cartões-postais.