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Agenda do Prefeito | 01.06.18 - 12h41

Prefeito Geraldo Julio encerra Gabinete de Emergência no Recife após normalização do abastecimento nos serviços públicos

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Gabinete monitorou os efeitos da crise nacional de abastecimento na cidade e garantiu a prestação dos serviços essenciais no período. Prefeitura do Recife continua integrada com o Governo do Estado e Amupe monitorando a distribuição de insumos para a população (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Após mais de uma semana de trabalho contínuo para garantir o funcionamento dos serviços essenciais na cidade, o Gabinete de Emergência montado na Prefeitura do Recife encerrou as atividades nesta sexta-feira (1º). O prefeito Geraldo Julio comandou a última reunião do grupo que, em um esforço concentrado, conseguiu a manutenção de serviços como a normalidade da coleta de lixo, os atendimentos de saúde, o funcionamento das escolas públicas municipais, especialmente com a distribuição da merenda e os plantões da Defesa Civil, durante a crise nacional de abastecimento.  

O prefeito destacou a força-tarefa  montada pela Prefeitura e assegurou que todos os serviços da prefeitura estão restabelecidos. "Acho que a mobilização que a Prefeitura fez, com todas as secretarias, conseguiu garantir o funcionamento dos serviços essenciais durante a semana. Mais de 3 mil toneladas de lixo foram retiradas, por dia, durante esta período. Nos atendimentos de urgência e emergência, a gente fez 4.700 atendimentos, 300 partos aconteceram e mais de 500 mil refeições foram servidas nas unidades de saúde, nas escolas e nas creches. Agora, aqui nessa reunião, a gente verificou a situação de cada uma das secretarias da Prefeitura e todas estão abastecidas, com diesel, gasolina, gás. Todas estão plenamente abastecidos e os serviços da Prefeitura estão hoje acontecendo normalmente na cidade", garantiu o prefeito. 
 
Para garantir o restabelecimento completo da cidade e do Estado, o prefeito grifou que a Prefeitura continua integrada com o Gabinete de Emergência montado pelo Governo de Pernambuco para acompanhar as ações. "Mais de 2.500 caminhões já saíram de Suape e mais de 500 caminhões carregados com botijões de gás com 13 quilos também já saíram, então essa é a última situação a se normalizar na cidade aos poucos", acrescentou o gestor. 
 
No esforço para evitar comportamentos abusivos na venda de produtos como gasolina e gás de cozinha, o prefeito falou do esforço do Procon para garantir o preço justo do combustível. "Foram mais de 200 estabelecimentos fiscalizados pelo Procon. E o órgão está na rua hoje fazendo fiscalização. Houve algumas denúncias de abuso no preço do botijão de gás de 13 quilos, mas, como o abastecimento está praticamente completo, essas denúncias devem diminuir", avaliou o prefeito.  
 
Confira abaixo o funcionamento dos serviços públicos municipais durante a crise nacional de abastecimento: 
 

SAÚDE - No período de crise, a PCR garantiu o funcionamento do serviço do SAMU 192, com 18 viaturas e quatro motolâncias diariamente, com abastecimento de combustível e insumos.  Foram realizados 583 atendimentos no período pelo SAMU. Nos serviços de pronto atendimento da rede foram realizados 4.725 atendimentos. As três maternidades da capital (Arnaldo Marques, no Ibura; Bandeira Filho, em Afogados; Barros Lima, em Casa Amarela) totalizaram 888 atendimentos no período, sendo 162 partos. Nos hospitais pediátricos houve 1.653 atendimentos. A Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE), no Arruda, funcionou normalmente e registrou 2.610 atendimentos.

Durante a greve, o Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, localizado no Curado, realizou 99 partos, 592 atendimentos emergenciais e outros 3.289 atendimentos diversos, sem registro de falta de profissionais nem insumos. As quatro Upinhas 24h do município realizaram durante os plantões 290 atendimentos. O funcionamento nas demais unidades de saúde da família ficou em torno de 94%. Não houve atraso no abastecimento das unidades por parte da Assistência Farmacêutica. O mamógrafo móvel, que circula pelas comunidades, funcionou normalmente.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO URBANA - A limpeza urbana, com a coleta de lixo e varrição foi mantida em sua totalidade. No período, foi recolhida uma média de 3 mil toneladas de lixo por dia. Para garantir isso a, Emlurb empregou 173 caminhões de grande porte. Desse total, 89 são caminhões do tipo caçamba, para o transporte de volumosos. Outros 84 veículos são caminhões compactadores, utilizados no transporte e recolhimento do lixo doméstico e orgânico. A limpeza da orla de Boa Viagem e dos mercados públicos e feiras livres também foi garantida. A manutenção da cidade continuou funcionando no período com seis equipes de Tapa Buraco, 150 profissionais na drenagem e cinco equipes de manutenção da iluminação pública.

EDUCAÇÃO - Mesmo com a crise de abastecimento,  a rede municipal de ensino, com 309 escolas, funcionou.  A prioridade foi a manutenção da merenda escolar. Foram servidos mais de meio milhão de merendas.

DEFESA CIVIL - Cumprindo o que foi determinado no cronograma do Gabinete de Emergência, a Defesa Civil do Recife manteve o atendimento dos chamados de emergência. No período, foram realizadas 1.591 vistorias em 426 pontos críticos.  As equipes colocaram mais de 108 mil metros quadrados de lonas plásticas nesses locais.

ASSISTÊNCIA SOCIAL - A manutenção de atendimentos também ocorreu nas 11 casas de acolhimento institucional da Prefeitura do Recife, onde vivem quase 270 pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

SEGURANÇA URBANA – As duas unidades do Compaz, o Ariano Suassuna, no Cordeiro e o Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, estiveram abertos e foram uma opção para a população durante a crise de abastecimento. O Compaz Ariano Suassuna fez um total de 6022 atendimentos no período. Desses, 5.562 nas atividades de Esportes, Educação, Geração de Renda e Cultura, mais 460 nos serviços. Já o Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, todos os eventos previstos foram realizados e fez mais de 2 mil atendimentos no período. Já a Rede de Bibliotecas Pela Paz recebeu 3846 pessoas no período.

PROCON - Os recifenses também puderam contar com a atuação do Procon, que realizou operação de fiscalização para coibir o aumento injustificado de preços devido à crise de abastecimento, prática abusiva proibida pela Constituição e pelo Código de Defesa do Consumidor. Foram fiscalizados 205 estabelecimentos, entre postos, depósitos de gás e água mineral e supermercados, dos quais 36 se adequaram no momento da fiscalização e sete foram autuados. O Procon Recife recebeu 82 chamadas da população referente ao assunto.

MULHER - Os serviços de enfrentamento à violência da Secretaria da Mulher do Recife também funcionaram normalmente durante a greve dos caminhoneiros.  O Centro de Referência Clarice Lispector atendeu  42 mulheres presencialmente. O Liga, Mulher, recebeu 53 telefonemas.

HOSPITAL VETERINÁRIO - No Hospital Veterinário do Recife, mais de 400 cachorros e gatos foram atendidos.