Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 01.06.21 - 11h10

PCR disponibiliza mais de mil vagas para exames no mamógrafo móvel em junho

img_alt

As ações têm início nesta terça-feira (1º) e o caminhão vai estar em 19 pontos da cidade. (Foto: Ikamahã/Divulgação)

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Saúde (Sesau), divulga o calendário de atendimento do mamógrafo móvel para o mês de junho. A partir desta terça-feira (1º), o veículo vai circular em 19 pontos da cidade, disponibilizando 1.140 vagas para mulheres recifenses de 50 a 69 anos. O calendário completo das ações pode ser conferido no site da PCR.

Com objetivo de evitar a transmissão do novo coronavírus, além de seguir as recomendações do Plano de Convivência com a Covid-19, os atendimentos deverão ser previamente agendados nos locais onde o mamógrafo irá circular. Os agendamentos possuem limite de 60 vagas, podendo ser feitos de segunda a sexta, sendo 30 pela manhã, das 8h às 12h, e outras 30 à tarde, das 13h30 às 17h.

Para evitar aglomerações, os agentes de saúde farão uma busca ativa pelos bairros para identificar mulheres cadastradas que estão incluídas na faixa etária de rastreio - preconizada pelo Ministério da Saúde. Em seguida, a equipe de saúde da unidade entrará em contato com as cidadãs para marcar o dia e a hora dos procedimentos.

As recifenses que forem fazer o exame devem estar obrigatoriamente usando máscara e seguir as recomendações de distanciamento físico de 1,5 metro. Nos lugares em que o caminhão estiver estacionado haverá água, sabão e/ou álcool 70% para a higienização das mãos. 

DOCUMENTOS - Para fazer o exame, é necessário levar documento de identificação com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência, já que o serviço é exclusivo para moradoras do Recife. O resultado sai em 20 dias na unidade de saúde que o veículo ficou estacionado ou no local mais próximo da ação. A mulher que está fora da faixa etária recomendada e precisa fazer a mamografia deve procurar a unidade de saúde onde é cadastrada para pegar um encaminhamento.

COMO IDENTIFICAR – As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo), saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, adotar hábitos saudáveis, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.