NOTÍCIAS

Cultura | 01.07.11 - 00h10

Prefeito João da Costa participa da abertura da Fenearte

O evento é o maior do segmento na América Latina

O prefeito do Recife, João da Costa, participa, nesta sexta-feira (01/07), às 15h, da abertura da XII Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento é o maior do segmento na América Latina.

Ao todo, serão mais de 5 mil expositores entre artesãos de Pernambuco, do Brasil e de 35 países, numa área de 29 mil m². A estimativa é movimentar R$ 28 milhões em negócios no período de 1 a 10 de julho.

A Fenearte é uma iniciativa que faz parte do Programa do Artesanato de Pernambuco (PAPE) voltada para valorizar e difundir a riqueza cultural e estimular o potencial dos artesãos e artesãs.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife selecionou cinco representantes de grupos que trabalham com arte e 13 artesãos individuais para a Fenearte. Os artigos ficarão expostos em um estande de 9m². As peças produzidas pelos artistas, que estiverem ausentes, permanecerão expostas no local. Foram montados três grupos que se revezarão durante o evento.

Além disso, 23 artesãs da Rede de Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária, da Secretaria Especial da Mulher do Recife, também participam da XII Feira Nacional de Negócios e Artesanato de Pernambuco. Com o objetivo de combater a degradação do Meio Ambiente, as artesãs produziram sacolas de tecido que servirão para as embalagens dos artigos expostos, evitando assim as plásticas que são prejudiciais à natureza. Dentre os produtos que serão comercializados pelas artistas estão sandálias, camisas customizadas, bijuterias, pesos para portas, além de peças de crochê.