NOTÍCIAS

Cultura | 01.07.11 - 12h58

Recife lança Projeto para Temática de Meio Ambiente no Orçamento Participativo

A concretização de políticas públicas voltadas ao setor é o resultado de ações integradas entre a PCR e a comunidade

Por Kellen Lima

As questões ambientais passarão por discussões e as resoluções tomadas serão concretizadas, em ações efetivas. Ao menos é o que propõe o Projeto para a Temática do Meio Ambiente do Orçamento Participativo (OP), lançado na manhã desta sexta-feira (01), na comunidade de Chão de Estrelas, situada no bairro do Arruda. O evento, que contou com a participação popular, foi uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e do OP.

Tudo teve início em julho de 2010, quando, em plenária, foram eleitas oito pessoas como delegadas do OP temático voltado ao meio ambiente. Para a concretização de políticas públicas direcionadas ao setor, alguns eixos são fundamentais, como educação, sensibilização e conscientização, a serem trabalhados de maneira integrada, entre a gestão municipal e a comunidade.

É o lançamento de um projeto fundamental para o Recife, onde seguimos uma prioridade da gestão, que pretende interferir diretamente na qualidade de vida das pessoas. Já o OP temático Ambiental vai poder articular tudo isso, desde a integração entre as secretarias que fazem a Prefeitura até as ações voltadas para a comunidade. Trabalharemos com os setores público e privado, fortaleceremos o OP e veremos as discussões se transformarem em realidade”, explicou Roberto Arrais, secretário de Meio Ambiente.

Esperança - Josinete Neres dos Santos, 53 anos, é uma das delegadas eleitas e não escondeu seu contentamento em participar do projeto, bem como sua esperança na construção de um futuro melhor. “Nunca vi tanto interesse de uma Prefeitura pelo povo e o OP Ambiental era o que estava faltando para a gente. É nestas crianças que estão aqui que eu penso, porque são elas que vão fazer a diferença, quando souberem o lugar certo de colocar o lixo ou a importância de respeitar os animais e as árvores. São elas que farão esta comunidade melhor e é por elas que estamos aqui hoje”, enfatizou.

Parcerias - Na ocasião, uma feira expôs alguns projetos e trabalhos desenvolvidos pelas secretarias e instituições que apóiam a SEMAM, como Educação, Saúde, Direitos Humanos, Serviços Públicos, Ciência e Tecnologia, Codecir, Saneamento, Emlurb, URB, Instituto Pelópidas Silveira, Brigada Ambiental e Sesi.

Lá a população da localidade pôde ver a apresentação de um teatro de bonecos - que evocou a temática ambiental -, bem como ter acesso às informações importantes sobre tráfico de animais, diversos materiais educativos sobre dengue, coleta seletiva, entre outros.

ASSUNTOS: