Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 01.07.16 - 16h16

Semana traz a estética de Hermilo Borba Filho em espetáculos teatrais

As apresentações vão de terça (05) a domingo (10), com entrada franca ao público

 

De 5 a 10 de julho, o Centro de Formação e Pesquisa em Artes Cênicas Apolo-Hermilo, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, apresenta ao público uma semana de espetáculos que visam representar a estética do teatrólogo e escritor, Hermilo Borba Filho. A Semana Hermilo, como é chamada, é um convite para que o recifense possa mergulhar no imaginário da obra hermiliana, bem como, na influência que ela deixou no ambiente teatral pernambucano. As apresentações acontecem sempre a partir das 19h30, no Teatro Hermilo, no bairro do Recife, com entrada franca.

A Semana Hermilo 2016 começa na terça-feira (05), com a presença da secretária de Cultura e viúva do escritor, Leda Alves. Em seguida, acontece a apresentação do Núcleo de Formação de Rabequeiros de Pernambuco e fechando a noite de abertura, a encenação do espetáculo “A Enchente” adaptado livremente do conto homônimo de Hermilo pela diretora Flávia Pinheiro, como resultado do projeto O Solo do Outro.

Na quarta-feira (06) é a vez do Cavalo Marinho Estrela de Ouro, do Mestre Biu Alexandre, apresentar sua tradição e beleza no espaço. Na quinta-feira (08), o tablado do Teatro Hermilo é do Grupo Magiluth com o espetáculo: Luiz “Lua” Gonzaga. Com direção de Pedro Vilela, a encenação homenageia o Rei do Baião com um enredo onde um grupo de pessoas espera pela volta de um rei. Por meio de uma série de situações poéticas, são levantadas questões relacionadas à vida no nordeste, como a migração, a terra, a seca, os costumes e a musicalidade de seu povo, tendo como base as composições de Gonzaga.

De sexta (08) a domingo (10) quem assume o espaço é a peça A Gloriosa Vida e o Triste Fim de Zumba sem dente. Baseada no texto “O Traidor” do escritor Hermilo Borba, a montagem tem adaptação e direção de Carlos Carvalho, também diretor do Centro de Pesquisa Apolo-Hermilo, e direção muscial de Juliano Holanda. Todos as apresentações da Semana Hermilo tem entrada franca ao público que deve retirar o seu ingresso na bilheteria do teatro, uma hora antes dos espetáculos.

Carlos Carvalho explica quais os critérios para escolha do conteúdo da semana: “Buscamos espetáculos que possuíssem alguma coisa a ver com a estética hermiliana. A partir disso optamos por apresentações que primam pela cena aberta livre, pouco material cênico, e onde a dramaturgia se debruça sobre a cena brasileira. Outra marca da obra de Hermilo era a presença da cultura popular nordestina em seus contos”, explica o diretor”.

 

Serviço:

Semana Hermilo

Quando: de 5 a 10 de julho (terça-feira a domingo)

Horário: 19h30

Local: Teatro Hermilo Borba Filho, Av. Cais do Apolo, s/n, Bairro do Recife

Informações: 3355.3318

Entrada franca: Ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes dos espetáculos.