Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 01.07.17 - 10h02

Fórum de Gestores Brasileiros de Políticas sobre Drogas encerra Semana de Prevenção

img_alt

O encontro foi a última programação da I Semana de Prevenção às Drogas promovida pela Prefeitura do Recife desde o último sábado (24) (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Nesta sexta-feira (30), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, encerrou a I Semana de Prevenção às Drogas do Recife com o Fórum de Gestores Brasileiros de Políticas Públicas sobre Drogas. No encontro, realizado no Mar Hotel, em Boa Viagem, estiveram presentes representantes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Escritório da Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas, além dos governos de Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Goiás, Tocantins, Ceará, Piauí, Minas Gerais, Santa Catarina e Alagoas. 
 
Desde o último sábado (24), diversos públicos foram contemplados com a programação da I Semana de Prevenção às Drogas do Recife, como estudantes das escolas municipais; turistas e recifenses nos polos de São João; acadêmicos e profissionais da saúde mental, assistência social e direitos humanos, além dos gestores brasileiros de Políticas sobre Drogas.
 
Durante o Fórum de Gestores, Francisco Cordeiro, representante do UNODC, apresentou o Relatório Mundial sobre Drogas, lançado na última segunda-feira (26). Na sequência, foi feita uma visita ao Centro de Acolhimento Intensivo do Programa Atitude Pernambuco, que trabalha com redução de danos e riscos dos usuários de drogas.
 
Durante o dia, o secretário-executivo de Políticas sobre Drogas do Recife, André Sena, apresentou o Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas, lançado na última terça-feira (27). “Apresentar o Sistema Mais Recife a diversos gestores brasileiros é importante porque temos o objetivo de lidar com o assunto com um novo formato, já que trazemos uma inovação nos paradigmas de relacionamento entre os pilares de políticas sobre drogas. Aqui tivemos a oportunidade de trocar experiências sobre o assunto com os gestores presentes”, destacou o sociólogo. Ele ainda lembrou que a parte de prevenção do Sistema Mais será monitorada pela ONU, conforme parceria firmada com a instituição nessa quinta (29).
 
A coordenadora de Políticas de Drogas do Governo de São Paulo também apresentou uma perspectiva das experiências de políticas públicas na Cracolândia da cidade de São Paulo, apresentando o Programa Recomeço e sua linha de atuação.
 
De acordo com Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, o encontro foi proveitoso para dialogar com diversas opiniões. “Foi muito importante para a gente sediar este fórum no momento em que estamos trazendo uma estratégia nova para a cidade. Conhecer as experiências dos outros estados enriquece a nossa prática”, disse a gestora.