Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 01.08.21 - 17h00

Jardim Botânico do Recife comemora 42 anos com novos projetos, lançamento de aplicativo e reabertura dos ensaios fotográficos e trilha

img_alt

A programação também contou com plantio simbólico e exposição de bonsai. O espaço funciona de terça a domingo, com entrada gratuita.

 

O Jardim Botânico do Recife (JBR), equipamento dedicado ao lazer contemplativo, conservação e pesquisa, comemorou 42 anos de fundação neste domingo (1).  Para celebrar a data, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife (SMAS), entregou à população dois documentos estratégicos com diretrizes para a gestão e manutenção do espaço e estabelecimento de metas a serem atingidas para o desenvolvimento do local: o Plano Diretor do Jardim Botânico e o Manual de Gestão. Além disso, o aplicativo JBR Acess foi lançado,  o retorno das trilhas e dos ensaios fotográficos foram anunciados e um plantio simbólico marcou as comemorações no local.

Um dos espaços verdes mais queridos da capital pernambucana, o Jardim Botânico do Recife celebrou seu aniversário com uma programação diversificada e com atrativos para seus visitantes.  Na ocasião, o Plano Diretor do Jardim Botânico e o Manual de Gestão foram lançados. O primeiro, é o instrumento de ordenamento do espaço físico do JBR para controle do seu patrimônio natural e cultural para o planejamento pela Administração, orientando prioridades, ações e transformações, investimentos públicos e privados, tendo como referências o cumprimento de sua missão institucional e a preservação dos seus valores científicos, naturais, paisagísticos, arqueológicos e histórico culturais. Já o segundo documento, o Manual de Gestão, visa instrumentalizar os gestores, com as diretrizes básicas de funcionamento dos setores administrativos, de viveiro, de coleções, de jardinagem, de educação ambiental e de pesquisa, assegurando o gerenciamento eficaz na realização das demandas regionais, nacionais e internacionais, instituídas para Jardins Botânicos. 

Outra grande novidade foi o lançamento do aplicativo JBR Acess voltado especialmente para pessoas com algum tipo de deficiência visual ou que não sabem ler.  Criado pelo Game Designer da SMAS, Daniel Nipo e pelo desenvolvedor de aplicativo, Alan David Miranda, o app oferece aos visitantes a autodescrição dos diversos espaços presentes no Jardim Botânico do Recife.  

Daniel Nipo, explica que criou o aplicativo com base em suas próprias experiências, já que possui baixa visão congênita. “Acredito que as tecnologias têm um papel fundamental em promover a inclusão e a acessibilidade, principalmente quando pensamos em pessoas com algum tipo de deficiência, público que muitas vezes não é levado em consideração no design de produtos e soluções em geral. Posso confirmar essa afirmação, pois tenho baixa visão congênita, e sei desde criança como é difícil enfrentar desafios na realização de tarefas que deveriam ser tão simples no dia a dia, como ler uma placa ou cardápio. Projetamos o aplicativo JBR Acess com a intenção de contribuir um pouco na inclusão das pessoas com algum tipo de deficiência, tornando a visitação e descoberta dos equipamentos do Jardim Botânico do Recife algo mais tangível para pessoas com baixa visão ou cegueira através de recursos de audiodescrição. Espero que esse projeto possa ajudar um pouco as pessoas a ver o mundo, e também incentivar desenvolvedores a criarem outras soluções inclusivas”, comenta. 

Mais dois atrativos também foram anunciados: o retorno dos ensaios fotográficos, que deverão seguir algumas regras durante o período declarado como situação de emergência devido à pandemia de Covid-19. Para books, ensaios fotográficos e filmagens, é preciso agendamento. O procedimento é feito por email Jardimbotanico@recife.pe.gov.br ou pessoalmente, no horário do expediente, que é de terça a sexta, das 9h às 15h. Os books são realizados de terça a sexta, um pela manhã e um à tarde. Nos fins de semana e feriados não é permitida a realização de books, ensaios e filmagens profissionais. As trilhas também foram retomadas e vão proporcionar aos visitantes experimentar a sensação da caminhada dentro da Mata Atlântica, com suas temperaturas, sons e cheiros característicos, aproveitando de maneira tranquila e educativa o meio natural. Há dois tipos de trilhas interpretativas: a autoguiada (calçada) e a guiada (interior da mata). Na trilha autoguiada, sem a presença de monitor, o visitante tem a liberdade de caminhar sendo conduzido a pontos de paradas marcados onde é auxiliado por placas informativas e painéis que contêm informações de todo o ambiente que será explorado. Já na trilha guiada, os visitantes são acompanhados por um monitor que os leva a observar, refletir e experimentar um mundo novo em contado com a natureza. É recomendável usar calças compridas, sapatos fechados e levar a própria garrafa de água.

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, o JBR tem se destacado como um espaço de conservação da flora pernambucana, assim como um local de contemplação da natureza. “O Jardim Botânico do Recife cresceu muito ao longo dos anos e tem se destacado na condução de pesquisas relevantes,  como também se tornou um local para quem quiser se conectar com a natureza, relaxar e conhecer mais sobre nosso meio ambiente”, disse. 

Os visitantes ainda puderam contemplar uma exposição de bonsai e participar de um plantio simbólico com duas espécies de plantas: Gitó, nativa da Mata Atlântico e Jucá, plantada no Jardim de Biomas.  

A funcionária pública, Ana Elizabeth, 61 anos, destacou a importância do espaço para aproximar as netas da natureza. “Eu busco o contato com o meio ambiente e como o JBR é próximo da minha casa, eu costumo vir muito aqui. Hoje, quando eu soube que seria o aniversário do Jardim, não pensei duas vezes, resolvi trazer minhas netas e sobrinha para conhecerem. Sempre as ensino a ter contato e preservar a natureza, porque pra mim é o que a gente tem de mais importante. Amei participar da trilha com as meninas, os monitores explicaram tudo bem direitinho.Ainda conseguimos ver sagüins comendo jaca e, no final da trilha, um bicho preguiça”, revelou.

O Jardim Botânico do Recife funciona de terça a domingo, das 09h às 15h, com entrada gratuita.