Secretaria-executiva de Juventude

NOTÍCIAS

Juventude | 01.08.23 - 11h56

Prefeitura do Recife promove 5ª Conferência Municipal da Juventude

img_alt

Debatendo o tema "Construindo Caminhos para a Participação Juvenil", evento pretende reunir jovens para tratar de políticas públicas e avaliar o Plano Municipal da Juventude, entre os dias 5 a 6 de agosto. Ação integra programação do Mês da Juventude. (Foto: Wagner Ramos/PCR)

Para debater o tema "Construindo Caminhos para a Participação Juvenil", a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv), promove a 5ª Conferência Municipal de Juventude nos dias 5 e 6 de agosto, no Colégio Vera Cruz. A conferência faz parte da programação do Mês da Juventude, que contará com diversas ações em alusão ao Dia Nacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, e aos 10 anos de criação do Estatuto da Juventude, instituído através da Lei municipal nº 12.852/2023.
 
O público da 5ª Conferência Municipal da Juventude serão os delegados eleitos nas pré-conferências realizadas durante o mês de julho em todos os territórios da cidade, os delegados representantes do poder público, conselheiros, pesquisadores, gestores e trabalhadores referências no tema. A conferência tem o objetivo de promover a participação juvenil nas discussões sobre a política pública e realizar o segundo monitoramento e avaliação do Plano Municipal da Juventude, instituído pela Lei Municipal nº 18.279, de 2016.
 
A programação do evento tem início às 7h30 e seguirá até às 17h no sábado (5) e no domingo (6). O evento contará com apresentação cultural, palestras e formação de grupos de trabalhos que irão discutir sobre os 11 direitos previstos no Estatuto da Juventude, que são: Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito à Cultura; Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Saúde; Direito à Educação; e Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente.
 
O Plano Municipal de Juventude também será tema de debate durante a Conferência. O documento é um instrumento que consolida a política pública de juventude e estabelece um conjunto de diretrizes e objetivos estratégicos para orientar a elaboração e execução das ações e programas direcionados aos segmentos juvenis do Recife. Além disso, o documento orienta o trabalho do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude, que promove a cooperação e articulação entre as secretarias municipais com o intuito de qualificar a política pública.