Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 01.09.17 - 19h15

Grande roda de capoeira abre programação da 4ª Semana Municipal da Capoeira

img_alt

A programação organizada pela Prefeitura do Recife vai até a próxima quarta (6), com campeonatos, palestras e rodas de capoeira. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Uma grande roda de capoeira com diversos grupos da cidade marcou a abertura da 4ª Semana Municipal da Capoeira, promovida pela Prefeitura do Recife nesta sexta-feira (1º), no Paço do Frevo, com o objetivo de promover atividades que visem valorizar, visibilizar e refletir criticamente sobre a capoeira em todas as modalidades em que ela se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música.

Organizada pela Gerência de Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, a programação da semana comemorativa é aberta ao público e vai até a próxima quarta (6), com campeonatos, palestras e rodas de capoeira. “Ações afirmativas como esta visam garantir esse lugar de valorização da população negra. A pauta da capoeira é uma forma da gente fazer essa discussão”, afirmou a secretária-executiva de Direitos Humanos do Recife, Elizabete Godinho.

A gerente de Igualdade Racial do Recife, Girlana Diniz, lembrou que a capoeira é parte determinante da construção histórica da identidade étnico-racial brasileira, mas ainda é muito discriminada. “Precisamos entender a capoeira como esporte e cultura para acabar com esse preconceito. Na capoeira, aprendemos valores importantes, como respeitar os mais experientes, trabalhar em grupo, se organizar, ter disciplina”, destacou a gestora, antes de entrar na roda de capoeira – que é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Representante do Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas para Capoeira, que discute mensalmente ações de preservação e divulgação da capoeira, o mestre Jorge Andrade considera a capoeira como uma das ferramentas mais positivas de inclusão e transformação social. “Ela vem da base da pirâmide social; é lá onde está a expressão maior da capoeira. E os grupos são extensões das famílias. Nós mestres, por exemplo, sempre procuramos saber se as crianças estão frequentando a escola”, disse Jorge, que também é vice-presidente do Senzala – um dos grupos de capoeira mais antigos de Pernambuco.

A mestra Shirley Souza, 36 anos, conhecida como Shirley Guerreira, foi a homenageada da abertura da 4ª Semana Municipal da Capoeira. Ela entrou na capoeira aos 8 anos e, há 13 anos, fundou o Grupo de Capoeira Mãe Arte, em Santo Amaro. “Fico feliz com esse reconhecimento de tudo que fiz pela capoeira. Ela é minha filosofia, meu modo de pensar; muda nossa mente. Por causa do trabalho que desenvolvo na capoeira, sou respeitada onde chego, sou referência na minha comunidade”.

 

PROGRAMAÇÃO 

Dia 02/09 (Sábado)
Atividade: Batizado e troca de corda
Local: Convento da Glória, no bairro dos Coelhos.
Horário: 7h30


Dia 03/09 (Domingo)
Atividade: Mundialito de Capoeira 
Local: Compaz Eduardo Campos – Alto Santa Terezinha
Horário: 09h30

Dia 04/09 (Segunda-feira)
Atividade1: Oficina e roda de capoeira
Local: Academia da Cidade do Coque
Horário: 17h

Atividade 2: Roda de capoeira e palestra: Capoeira, inclusão social e políticas públicas
Local: Praça Mendes de Sá, em Campo Grande
Horário: 19h30

Dia 05/09 (Terça-feira)
Atividade 1: Oficina e roda de capoeira
Local: Academia da Cidade da Vila Tamandaré
Horário: 18h às 19h

Atividade 2: Aula aberta com roda de capoeira e samba de roda
Local: Parque da Macaxeira
Horário: 19h30

Dia 06/09 (Quarta-feira)
Atividade 1: Palestra – Mulher na roda de capoeira
Local: Escola Municipal Papa João XXIII, no Engenho do Meio
Horário: 9h30

Atividade 2: Oficina e roda de capoeira
Local: Academia da Cidade do 2º Jardim de Boa Viagem.
Horário: 19h30