NOTÍCIAS

Política Urbana | 01.09.23 - 11h47

Prefeitura do Recife lança programa de iluminação focado em pedestres nas vias mais movimentadas da cidade

img_alt

Prefeito João Campos inaugurou, na noite desta quinta-feira (31), a primeira etapa do Programa Ilumina Pedestre no eixo Agamenon Magalhães, levando mais segurança e conforto para a população. (Foto: Edson Holanda/PCR)


Com o intuito de promover a segurança e o conforto dos pedestres nas vias urbanas, a Prefeitura do Recife tem se empenhado em aprimorar a iluminação pública voltada para os que transitam a pé pela cidade. Após a bem-sucedida implementação dos programas "Ilumina Recife", que renovou integralmente o sistema de iluminação pública para tecnologia LED, e "Campo no Brilho", que modernizou a iluminação dos campos públicos de futebol de várzea através do uso de LEDs, a administração municipal está agora introduzindo o "Ilumina Pedestre". A iniciativa, pensada e estudada para os munícipes que frequentam, residem, trabalham, ou estudam ao longo dos principais e mais movimentados corredores da cidade, tem o objetivo de trazer aumento na sensação de segurança, beneficiando a mobilidade urbana para o trânsito de ciclistas e pedestres. O prefeito João Campos esteve na Avenida Agamenon Magalhães, na noite da última quinta-feira (31), para lançar o programa e inaugurar a primeira etapa.

“Estou aqui na Agamenon, ao lado da Praça do Derby, e a gente está lançando hoje uma nova ação da Prefeitura: um programa de iluminação para pedestres. A nossa cidade precisa olhar para o pedestre e cuidar dele não só na calçada, mas também na questão da iluminação. Se observarem, a maioria das iluminações ficam voltadas para as pistas e não para os pedestres. Agora, estamos colocando postes e luminárias específicos para os pedestres, a exemplo aqui da Agamenon. Já instalamos mais de 400 pontos como esse, e vamos levar para a cidade inteira, priorizando locais de grande circulação, como o entorno de universidades, escolas e grandes praças. Tudo isso pensando no bem-estar das pessoas”, comentou João Campos.

Com um investimento de aproximadamente R$ 12,6 milhões, o projeto de iluminação nas calçadas do eixo da Agamenon Magalhães e entorno abrangerá a instalação de mais de 2 mil pontos de iluminação pública direcionados às calçadas, resultando no reforço da iluminação dos passeios em 15 localidades. Esta intervenção tem previsão de término até junho de 2024 e vai beneficiar um trecho de mais de 36 quilômetros de calçadas (Rua do Hospício, Av. Guararapes, Av. Dr. Jayme da Fonte, Rua dos Coelhos/Rua de Santa Cruz, Av. Cruz Cabugá e Rua do Sol /Rua Floriano Peixoto). Até o momento, já foram instaladas 401 luminárias destinadas à iluminação das calçadas, das quais 136 estão locadas nos postes tipo girafa.

Por meio do Ilumina Pedestre, os grandes corredores receberão postes exclusivos de iluminação pública do tipo girafa, além da implantação de luminárias em postes já existentes, ambos voltados para as calçadas e passeios. Além do eixo da Agamenon Magalhães, a iniciativa será executada em mais sete eixos, dos quais já foram licitados três, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 97 milhões (Zona Norte, Polos Educacionais e Zona Sul), outros 04 serão publicados até o final de 2023 (Cohab, Zonas Oeste e Sudoeste, Caxangá e entorno da Av. Boa Viagem), somando quase 24 mil pontos de iluminação.