NOTÍCIAS

Cultura | 01.10.14 - 15h23

PCR auxilia empreendedores a se planejar para ter acesso ao crédito

O atendimento é gratuito e faz parte da atividades desenvolvidas
pelo Programa de Crédito Produtivo

Ideias ancoradas no sonho de ser um empreendedor e ter o próprio negócio. Os micros e pequenos empreendedores da cidade contam com um estrutura montada pela Prefeitura do Recife especialmente voltada para atendimentos que auxiliam no planejamento. A partir do Programa de Crédito Produtivo, é possível acessar o crédito junto à instituições financeiras parceiras da PCR, adequando necessidades e possibilidades. O trabalho, oferecido gratuitamente, é coordenado pela Gerência Geral de Emprego e Renda, da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano.

O primeiro passo é fazer um pré-cadastro contendo informações básicas, como nome e contatos. As orientações prestadas pelos agentes de crédito valem para quem já tem negócio próprio, formalizado ou não, e para quem deseja empreender. As orientações prévias ajudam a ajustar o sonho, as necessidades apontadas e as possibilidades na direção de um planejamento que permita ser executado. A avaliação prévia é encaminhada à instituição financeira parceira mais adequada para o tipo de investimento, com o Santander, Caixa Econômica ou a Agência de Fomento de Pernambuco (AGEFEPE). O diagnóstico encaminhado pela prefeitura para as instituições financeiras inclui avaliação de risco e adequações dos custos.

Com o financiamento concedido, após 30 dias, a equipe do Programa de Crédito Produtivo realiza uma agenda de visitas de acompanhamento. Os agentes avaliam a execução do planejamento estabelecido e a aplicação do recurso. Além disso, é possível identificar e corrigir as fragilidades gerenciais ou encaminhar o empreendedor para capacitações, em geral realizadas em parceira com o Sebrae. Todas as atividades oferecidas são gratuitas.

Serviço
Programa de Crédito Produtivo
Atendimento ao público: Sala do Empreendedor (térreo da Prefeitura do Recife)
Horário: 8h às 17h (sem intervalo para almoço)
Telefone: 0800.281.3535