NOTÍCIAS

| 01.10.14 - 09h08

Seminário de Educação Popular em Saúde discute melhorias na qualidade dos serviços

Evento vai acontecer em todos os distritos sanitários, com o objetivo de discutir propostas para a construção da Política Municipal de Educação Popular em Saúde

Profissionais de saúde, representantes de movimentos da mulher, do adolescente e da pessoa idosa, além da sociedade civil, participaram hoje, 30, no Centro Integrado de Saúde (CIS), no Engenho do Meio, do 1º Seminário de Educação Popular em Saúde do Recife. Outras cinco rodadas vão acontecer em todos os distritos sanitários da cidade, com o objetivo de discutir propostas para a construção da Política Municipal de Educação Popular em Saúde, marcado para novembro.

Entre os temas que formam o eixo da Política Nacional de Educação Popular em Saúde estão controle social, gestão participativa, cuidado em saúde e educação no trabalho em saúde. Institucionalizada no final do ano passado, pelo Ministério da Saúde, a política visa garantir a melhoria da qualidade de vida do usuário através de práticas integrativas em saúde, como o Tai Chi Chuan, Yoga, Reiki, fitoterapia, além do parto humanizado. A política propõe ainda a formação educacional dessas práticas de maneira democrática e participativa entre profissionais da saúde e a sociedade.

O seminário contou com a participação do representante da Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde (Aneps), Cledson Reis, do representante da Secretaria Municipal de Saúde, Gustavo Dantas, além dos movimentos dos Adolescentes Educadores em Saúde (AESA), Idosos Educadores em Saúde (IESA) e Educadores em Saúde da Mulher (ESA), além dos profissionais do Distrito IV.

Programação dos próximos seminários de Educação Popular em Saúde do Recife:

Distrito Sanitário VI/VIII - 21/10/2014
Distrito Sanitário III/VII - 23/10/2014
Distrito Sanitário V - 30/10/2014
Distrito Sanitário I - 07/11/2014
Distrito Sanitário II - 13/11/2014