NOTÍCIAS

Saúde | 01.10.15 - 09h43

Atividades educativas e ações de prevenção marcam Outubro Rosa no Recife

Calendário do Mamógrafo Móvel vai integrar as atividades durante a programação

A Prefeitura do Recife dá início, nesta quinta-feira (1º), à Campanha Outubro Rosa, movimento de luta contra o câncer de mama. A programação, que reúne mais de 300 atividades, vai acontecer durante todo o mês em todos os distritos sanitários da cidade, e contará com palestras sobre a doença, rodas de conversas nas unidades de saúde, atividades educativas e serviços de saúde. O mamógrafo móvel integrará a programação do Outubro Rosa e passará por 62 localidades da cidade ofertando exames de mamografia para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Amanhã, o caminhão estará na Upinha Moacyr André Gomes, localizada na Av. Norte, em Casa Amarela. (ver calendário do mamógrafo e programação do Outubro Rosa)

Participarão das ações profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família Nasf), do Programa Nacional de Imunização (PNI), técnicos de Saúde Bucal e Equipes de Saúde da Família. Eles vão oferecer aos usuários serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicose, vacinação, testagem para Hiv e Sífilis, exames de citologia e mamografia. Nas salas de espera das unidades de saúde, profissionais vão abordar temas como câncer de mama, câncer do colo do útero e outras doenças.

Mamógrafo móvel - Em cada localidade que visitar, o mamógrafo móvel disponibilizará 80 fichas para realização do exame. É preciso que as mulheres entre 50 e 69 anos de idade – faixa etária considerada prioritária pelo Ministério da Saúde – tenha em mãos um documento de identificação com foto e o cartão do SUS.

Confira a programação.