NOTÍCIAS

Turismo | 01.10.15 - 14h53

Curiosidades dos baobás, bairro da Soledade, entorno da Rua do Imperador e muito mais no Olha! Recife

img_alt

Roteiros do passeio de sensibilização turística deste fim de semana promovem tours diferenciados e gratuitos para toda a família. (Foto: Carlos Augusto/ArquivoPCR)

 

O Olha! Recife deste fim de semana está com opções de roteiros para agradar todos os gostos, um passeio gratuito que oferece uma ótima oportunidade para o cidadão conhecer melhor a cidade onde vive. Este é o principal objetivo do projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer. Curiosidades de alguns dos baobás localizados na Região Metropolitana do Recife (RMR); edificações e histórias do entorno da Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio; Bairro da Soledade e o Bairro do Recife são os temas que serão abordados neste sábado (3) e domingo (4).

O baobá é uma árvore milenar, originária do continente africano e que pode chegar até 30 metros de altura. Esta espécie está presente em pontos icônicos da RMR e será apresentada aos participantes do passeio de ônibus do Olha! Recife, na tarde deste sábado. Com saída às 14h da Praça do Arsenal, o transporte seguirá por pontos como a Praça da República, onde está localizado o baobá que remonta o período holandês na cidade. De lá, segue para o bairro do Fundão, onde está a apelidada "barriguda". O tour passa ainda pelo Poço da Panela, na Rua Marquês de Tamandaré. Saindo do Recife e seguindo para Olinda, os inscritos serão levados ao Carmo, local em que está um baobá à beira mar. 

Também no sábado, mas no período da manhã, tem saída marcada o passeio de catamarã. Pontualmente às 9h, sai a embarcação que fará o trajeto saindo do Cais das Cinco Pontas, do Catamaran Tours, e seguindo para a Bacia do Rio Pina, passando pelo Iate Clube de Pernambuco, Antiga Casa de Banhos e barreira natural de arrecifes que protege o Porto do Recife. Neste passeio, os participantes vão passar sob as principais pontes da cidade, no Centro, conhecer as estruturas de casarios da Rua da Aurora e admirar a cidade com uma perspectiva privilegiada, direto do Rio Capibaribe.

No domingo, a pedalada sai da Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, com horário marcado para as 9h. O percurso vai abordar os monumentos e edificações da Rua do Imperador e entorno, passando pelo Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, chegando na Praça da República, com um jardim que guarda estátuas do Conde da Boa Vista, Maurício de Nassau, Louis Vauthier, Augusto dos Anjos, além de deusas gregas. De lá, os ciclistas poderão ainda observar construções históricas como o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado; Teatro Santa Isabel; antigo Liceu de Artes e Ofícios; e Palácio da Justiça. O passeio segue pela Rua do Imperador, onde estão construções da Ordem Terceira de São Francisco; Gabinete Português de Leitura; Arquivo Público Estadual e muitos outros.

Quem preferir uma boa caminhada pode participar do passeio a pé, com saída da Praça do Arsenal, às 9h. O grupo vai percorrer o bairro da Soledade, que fica incrustado no bairro da Boa Vista. No trajeto, será possível conhecer o Santuário de Fátima, na Igreja Nossa Senhora da Soledade, Praça Oswaldo Cruz e Igreja Batista da Capunga. O percurso contemplará ainda o Palácio da Soledade, prédio da Rua Oliveira Lima com murais de Francisco Brennand, o antigo local fábrica Fratelli Vitta, os Colégios Nóbrega e Americano Batista, finalizando o passeio na Praça do Parque Amorim.

Todos os passeios do Olha! Recife são gratuitos e oferecem um tour pela cidade com acompanhamento de guias de turismo. Para participar, é necessário se inscrever nesta sexta-feira (2), a partir das 9h, pelo site www.olharecife.com.br. Os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.

 

Serviço

Olha! Recife no Rio

Tema: Volta à Ilha

Quando: Sábado (3), às 9h

Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours

 

Olha! Recife de Ônibus

Tema: Circuito dos Baobás

Quando: Sábado (3), 14h

Saída: Praça do Carmo, Santo Antônio

 

Olha! Recife Pedalando

Tema: Cais do Imperador

Quando: Domingo (4), às 9h

Saída: Em frente ao Banco do Brasil, na Avenida Rio Branco

 

Olha! Recife a Pé

Tema: Bairro da Soledade

Quando: Domingo (4), às 9h

Saída: Praça do Arsenal