NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 01.10.15 - 12h18

Vizinhos do Compaz Alto Santa Terezinha são consultados sobre atividades previstas para o centro

img_alt

O Centro Comunitário da Paz do bairro está em fase final de construção. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Até o final do ano, os moradores do Alto Santa Terezinha e dos bairros no entorno vão contar com um equipamento que reunirá serviços, atividades de esporte e lazer, cursos e capacitação profissional. O Centro Comunitário da Paz (Compaz) fica pronto até dezembro eterá como principal público-alvo os jovens, por isso, a Secretaria de Segurança Urbana do Recife iniciou uma pesquisa para consultar estudantes da região sobre as expectativas em relação ao Compaz.

Cerca de 1.500 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio foram entrevistados. No questionário aplicado, os estudantes foram consultados sobre quais livros, revistas, filmes e jogos eles gostariam de encontrar na biblioteca do Compaz. A pesquisa também abordou quais cursos de idiomas, atividades esportivas e instrumentos musicais poderiam ser ofertados. Segundo o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, as demandas da população serão levadas em consideração no momento de aquisição dos materiais. “Essa gestão é muito preocupada em ouvir as pessoas, principalmente aquelas que serão as beneficiadas pelas nossas ações. Ouvir os jovens e tomar conhecimento dos seus interesses é fundamental para que eles se identifiquem com o Compaz e participem das atividades que serão realizadas lá”. 

Entre os serviços que serão oferecidos no centro, um dos destaques é a biblioteca que disponibilizará oficinas lúdico-educativas, contação de histórias, saraus e gamificação. Além disso, serão realizados cursos nas áreas de tecnologia e cidadania, entre eles introdução à robótica e animação com lego, e cursos de idiomas, aulas de reforço, libras e introdução ao ensino da música. Para promover a cultura cidadã, o equipamento contará com espaços para projetos das secretarias municipais que promovem a igualdade racial, prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres, saúde bucal, formação comunitária, atividades e ações voltadas para pessoas idosas, com deficiência e LGBT. Um Núcleo da Cultura Cidadã será implementado e práticas que promovam a interação também serão incentivadas no Compaz, entre elas o Tai Chi Chuan.

Entre os serviços de assistência e interesse social, serão realizadas mediações de conflitos, mutirões de negociação de débitos, atendimento do Procon, agência do trabalho municipal, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Sala do Empreendedor e assistência psicológica. A área de esportes contará com piscina para aulas de natação e hidroginástica, quadra poliesportiva, aulas de dança, percussão, colônia de férias, Recife Bom de Bola, amistoso para os jogos da pessoa idosa, Virada Esportiva, jogos escolares e da pessoa com deficiência. Uma demanda da comunidade que foi atendida é a criação de um espaço para a prática de artes marciais, como judô, taekwondo e jiu-jitsu. Festivais culturais de literatura, circo, dança e teatro também fazem parte da programação. 

Localizado na Avenida Aníbal Benévolo, o Compaz Alto Santa Terezinha conta com 13 mil m2 e foi batizado de Governador Eduardo Campos. Além do investimento de R$ 4 milhões do Tesouro Municipal, a Prefeitura do Recife recebeu um aporte de R$ 8 milhões do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). Até o final da gestão, serão construídos cinco Compaz. Até março do próximo ano, será entregue o Compaz do Cordeiro, cujo bairro também passará por um momento de escuta dos moradores. Atualmente, o equipamento está com 65% das obras concluídas. Está previsto também um terceiro Compaz no bairro do Totó, no Bidu Krause. Os outros dois ainda não estão com local definido.