Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 01.12.23 - 11h28

Casa de Acolhida Aconchego, em Campo Grande, é requalificada para levar mais dignidade a crianças e adolescentes

img_alt

Esse é o primeiro equipamento de acolhimento a ser concluído entre as 12 que a Prefeitura do Recife vai reformar até 2024. O investimento total é de R$ 3,6 milhões e vai beneficiar cerca de 400 pessoas acolhidas, entre mulheres, crianças, adolescentes e pessoas idosas. (Foto: Hélia Scheppa/PCR)

 

Com o objetivo de aprimorar os serviços oferecidos a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, inaugura a requalificação da Casa de Acolhida Aconchego, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife. Essa é a primeira entrega dentro de um total de 12 casas de acolhimento institucional para a população em vulnerabilidade. Ao todo, serão cerca de 400 pessoas beneficiadas com o investimento de R$ 3,6 milhões nas reformas.

A requalificação da Casa de Acolhida Aconchego, cujos serviços são ofertados a 20 crianças, traz mais estrutura ao equipamento. As paredes passaram a ser revestidas em cerâmicas, o que vai levar maior durabilidade ao local, menos umidade e higiene. As janelas também foram trocadas com proteção gradeada, assim como os armários destinados à guarda de pertences, que foram trocados por materiais novos. A área externa também foi trocada por piso de lajotas, o que vai garantir mais durabilidade e segurança - já que o material é antiderrapante. O local também vai contar com uma área de lazer onde foi pintada uma pequena quadra de futebol, que funciona para interação em grupo e atividade física dos acolhidos.

"O nosso objetivo é investir na dignidade dessas pessoas acolhidas. Quem é atendido nesse espaço já tem um histórico de vulnerabilidade e de direitos violados, então precisamos fortalecer o equipamento para entregar um bom serviço e potencializar os resultados que queremos, que é o de que essas crianças e adolescentes se empoderem como sujeitos de direitos e, principalmente, dignos", destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, Ana Rita Suassuna.

A Casa de Acolhida Aconchego é gerenciada pela Prefeitura do Recife desde 2017. No local, são oferecidos serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes temporariamente afastados de sua família e comunidade, com o objetivo de proteger a integridade física e mental, além de assegurar os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nessas casas, são assegurados direitos como a oferta de moradia, alimentação, vestimenta, educação, saúde, lazer, além do acompanhamento junto às famílias.

ASSUNTOS: