Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 02.01.24 - 18h18

Prefeitura abre inscrições para Concurso do Rei e da Rainha com deficiência do Carnaval do Recife 2024

img_alt

Inscrições começam amanhã (3 de janeiro) e seguem até o dia 12 deste mês. Os interessados devem se inscrever através do e-mail reirainhapcdrecife@gmail.com. A seleção será no dia 19 de janeiro (Foto: Edson Holanda/PCR)

A Prefeitura do Recife valoriza os brinquedos populares e trabalha para conscientizar e sensibilizar a sociedade para incluir as pessoas com deficiências no Carnaval do Recife, a festa mais democrática do país. Para isso, vai realizar o Concurso do Rei e da Rainha com Deficiência do Carnaval, cujas inscrições começam nesta terça (3) e seguem até o dia 12 de janeiro. Serão premiados o candidato e a candidata que obtiverem maior pontuação no conjunto geral. A premiação, para cada integrante do reinado momesco, será de R$ 5 mil. O concurso acontecerá no dia 19 de janeiro, no Compaz Dom Helder Câmara, no bairro do Coque, às 14h

 

Poderão participar do Concurso do Rei e da Rainha com Deficiência do Carnaval 2024, candidatos e candidatas, a partir de 15 anos de idade, sendo os menores de idade representados pelos seus responsáveis legais. As inscrições devem ser realizadas através do email reirainhapcdrecife@gmail.com, nos dias úteis, informando nome completo, endereço, telefone para contato, email e comprovação da deficiência. Informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3355-8645. 

 

Para o concurso de 2024, serão considerados os candidatos da área da deficiência visual com cegueira total ou com baixa visão. Em 2023, o concurso privilegiou pessoas com deficiência física e, em 2022, puderam se candidatar pessoas com síndrome de Down. A confecção das roupas e demais adereços é de responsabilidade dos candidatos.



Os candidatos e as candidatas serão avaliados por uma comissão julgadora composta por um representante da  Secretaria Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política sobre Drogas, da Fundação de Cultura, da Secretaria de Turismo e Lazer, de uma Agremiação Carnavalesca do Recife e de um segmento da pessoa com deficiência. Os itens de julgamento incluem alegria,  simpatia, entusiasmo, carisma, ritmo, fantasia, adereços e frevo no pé.