Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 02.02.16 - 15h54

Ação de combate ao mosquito Aedes aegypti orienta profissionais e turistas no Aeroporto do Recife

Agentes de combate às endemias da Prefeitura fizeram palestra e distribuíram panfletos educativos no local

"Me senti mais seguro, porque não sabia muito sobre essa doença, e agora estou mais informado" disse o turista italiano de 52 anos, Hugo Caeuzgeou, que chegou ao Recife para passar o Carnaval. Ele foi um dos visitantes recepcionados, na manhã desta terça-feira (2), no Aeroporto Internacional do Recife, durante ação educativa de combate ao mosquito Aedes aegypti, promovida pela Secretaria de Saúde do Recife em parceria com Infraero, Secretaria Estadual de Saúde, Aeronáutica e Anvisa.

Uma orquestra de frevo animava os turistas enquanto eles recebiam orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito durante a festa e as doenças transmitidas pelo mesmo, como dengue, chikungunya e zika. Na ocasião, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria Municipal de Saúde fizeram uma palestra para cerca de 300 funcionários do local, abordando os cuidados para manter os ambientes livres do mosquito. "A intenção é receber o turista e deixá-lo seguro, além de contar também com ele para ajudar no controle do mosquito", afirmou Maria do Carmo, supervisora de Vigilância Ambiental da área.

De acordo com o superintendente do Aeroporto Internacional do Recife, Alexandre Oliveira da Silva, circulam por dia cerca de 60 mil pessoas, e a expectativa é treinar em média 700 profissionais que trabalham no local. “Aqui temos 6 mil funcionários, e a ideia é que eles se tornem multiplicadores dessas informações, para que o máximo de profissionais sejam atingidos”, disse. O gerente da Vigilância Ambiental da área, Jorge Tadeu, reforçou que as orientações aos funcionários servirão não só para o período de Carnaval, mas para outras datas com grande volume de turistas.