Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 02.02.24 - 11h53

Qualifica Recife abre mais 500 vagas de cursos profissionalizantes

img_alt

Os cursos são gratuitos e atendem as áreas de línguas, culinária, beleza, artesanato, bombeiro hidráulico, fast food, soldador elétrico, serralharia, pedreiro, massoterapia e outros. (Foto: Divulgação)

 

A Prefeitura do Recife está disponibilizando mais de 500 vagas de qualificação profissional, em diversas áreas, nas suas Escolas Profissionalizantes.  As inscrições devem ser feitas através da  plataforma GO Recife.

Os cursos são gratuitos e atendem as áreas de línguas, culinária, beleza, artesanato, bombeiro hidráulico, fast food, soldador elétrico, serralharia, pedreiro, massoterapia e outros. Há vagas nos três turnos e a carga horária varia entre 60h e 100h, dependendo do curso.

Após a inscrição pelo GO Recife, os alunos devem efetuar as matrículas nas escolas com vagas disponíveis. São elas: Dom Bosco, em Casa Amarela; Areias, em Areias; Bidu Krause, no Totó; Cristiano Donato, na Boa Vista; Virgem Poderosa, Parnamirim; Bongi, em San Martin; Magalhães Bastos, na Várzea; Maria Sampaio Lucena, no Ibura; Dona Olegarinha, na Madalena;  Zuleide Gomes, em Beberibe; Moacir de Melo Rego, no Vasco da Gama; e São José, no bairro de São José.

COMO SE INSCREVER - Os interessados podem se inscrever através do aplicativo ou site Conecta Recife, onde devem acessar a aba do GO Recife, também disponível através do site gorecife.recife.pe.gov.br. O principal requisito para a inscrição é que o candidato seja morador do Recife.

Outros critérios como idade e escolaridade mínimas podem ser observadas durante o ato da inscrição, de acordo com o curso desejado. Também é possível escolher a escola e o turno de preferência. A matrícula é efetuada na escola escolhida com os documentos solicitados no momento da inscrição.

Em 2023, o Qualifica Recife realizou duas cerimônias de entrega de certificados de qualificação profissional para um total de 14 mil estudantes que passaram pelas 17 escolas profissionalizantes do município. Esse foi o período com maior número de qualificados na história do programa.

QUALIFICA NAS COMUNIDADES - Essa é a segunda leva de cursos iniciadas pelo Qualifica Recife neste mês de janeiro. O programa rompeu a barreira da mobilidade para chegar ainda mais perto das pessoas, em suas próprias comunidades, qualificando 800 pessoas por meio de uma parceria entre a STQP e várias instituições, como associações de moradores, clubes de mães, igrejas, sindicatos e outras.