NOTÍCIAS

Ação Inverno | 02.03.24 - 14h46

Prefeitura do Recife avança em obra de contenção de encosta no Barro

img_alt

A gestão municipal está investindo R$ 13,6 milhões para realização do serviço, que vai beneficiar 135 famílias. (Foto: Wagner Ramos/PCR)

 

A Prefeitura do Recife está investindo R$ 13,6 milhões em obras de contenção definitiva de encostas nas ruas Milagres e Paralela, no bairro do Barro, na Zona Oeste da cidade. Neste sábado (2), logo após inaugurar  o Compaz Paulo Freire no Ibura, o prefeito João Campos visitou o local para acompanhar os serviços, ao lado de Carlos Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal. 

"Estamos numa área onde, há dois anos, o Recife passou por um momento desafiador, nas chuvas. Hoje, são mais de 10 milhões investidos, muitas dessas parcerias com o Governo Federal e a Caixa Econômica", explicou João Campos. "É fundamental estar em campo, vendo cada um desses locais, identificando as prioridades e vendo como as decisões que são tomadas lá em Brasília impactam positivamente quem mais precisa", concluiu o prefeito.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, elogiou o envolvimento da comunidade no processo. "É preciso fazer o reconhecimento de uma ação muito importante para a comunidade, do ponto de vista da estrutura e engenharia. Tudo isso, para mim, é novidade, ver esse envolvimento técnico, as parcerias com os moradores, criando soluções de segurança. Vamos procurar levar esse modelo para o âmbito federal, para termos visibilidade nacional para o que está sendo feito no Recife. Do ponto de vista da Caixa, todo o nosso apoio também será destinado para acabar de vez com esse problema em torno desse tema urbano na cidade do Recife", destacou. 

A técnica empregada nas obras, que estão sendo executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), é a de contenção definitiva em solo grampeado, utilizando barras de aço e concreto para reforçar o solo e evitar deslocamentos de grandes massas de terra. Ao todo, mais de 135 famílias residentes na área estão sendo beneficiadas.  

"Tudo isso aqui representa muita segurança para a gente. Período de chuva sempre era complicado", relembra Jaciara Alves, 46 anos. "Já perdemos pessoas aqui. Estava com risco, mas agora estamos tranquilíssimos".

Iniciados em março de 2023 e com previsão de conclusão no primeiro semestre deste ano, os trabalhos incluem a construção de um muro de arrimo de 388 m², 7.208 m² de proteção de talude em concreto projetado e 1.734 m de canaleta de drenagem. 

"Moro por aqui há 17 anos e  foi muito bom ver esse processo de construção", contou Fernanda Alexandre, 35 anos. "Foi a melhor coisa que  aconteceu para a gente. Agora está ótimo, estamos bem mais sossegados"

Nos últimos três anos, a Prefeitura do Recife realizou o maior volume de obras de infraestrutura em áreas de morro na história da cidade. Até o momento, foram entregues à população 90 intervenções, e outras 41 contenções estão em andamento em todas as regiões da capital.

ASSUNTOS: