NOTÍCIAS

| 02.05.11 - 16h48

Break Dance tomou conta do Geraldão neste final de semana

PCR foi parceira da etapa regional que reuniu dançarinos de todo o Nordeste

Por Pedro Oliveira

Mais de 3.000 pessoas estiveram no Geraldão durante este final de semana, quando o ginásio se transformou na casa do hip hop nordestino, na eliminatória regional do Jungle Kings – campeonato internacional de dança de rua. A Prefeitura do Recife patrocinou o evento que teve a participação de “B-boys” de todos os estados do Nordeste. Uma pernambucana e um alagoano venceram e garantiram suas vagas na etapa nacional.

No sábado (30), 16 mulheres batalharam pela vaga para a etapa nacional do campeonato, que acontece nos dias 21 e 22 de maio em Belém-PA. A disputa foi acirrada, mas a vaga ficou com a representante de Pernambuco, Tegla Feitosa, 15 anos, que ganhou o pacote com passagem aérea, hospedagem e alimentação para a etapa nacional. “Lá em Belém vai ser muito mais difícil, porque não tenho tanta experiência como algumas, mas só de ter a chance de participar lá já vai ser muito bom”, disse a campeã.

A multidão de B-boys que invadiu o Geraldão no domingo (1º) surpreendeu a organização e também os jurados da competição, que tiveram que avaliar mais de 100 dançarinos na audição para preencher as duas vagas restantes entre os 16 que disputariam o Jungle Kings nordeste. “Me assustei com a quantidade de B-boys que participaram desse evento e com o alto nível que encontramos aqui no Recife”, disse o B-boy Kaká, um dos juízes do campeonato, que veio do Pará.

Depois de algumas horas de avaliação, a competição masculina começou às 17h30, com a as “batalhas” de um contra um. Foram 14 duelos até a final entre Hugo Henrique Santos, o B-boy Xeque-Mate (PE), 22, e Jessé Batista Júnior, o B-boy Junin (AL), 19, que disputaram a preferência dos três jurados. A batalha final foi acirrada e o grande vencedor foi o alagoano Junin, que levou o prêmio deste evento pioneiro no Nordeste. “O movimento hip-hop existe há muitos anos, mas é a primeira vez que conseguimos realizar um evento de caráter regional aqui no Nordeste, então queremos agradecer a Prefeitura do Recife que possibilitou a quebra dessa barreira. Estamos nos sentindo realizados”, afirmou Dom Pablo, um dos organizadores.

O evento também contou com outras atrações além da competição de dança. Nos dois dias o Geraldão abrigou apresentações de bandas e batalhas de MC´s, além de demonstrações de BMX e capoeira. Também fez parte do evento, um grande mutirão de grafitagem, um show da Step Evolution (Grupo de Dança de Rua) e um debate com o tema: Protagonismo juvenil, cultura e cidadania. “A Prefeitura do Recife tem buscado cada vez mais assegurar que todos os cidadãos tenham acesso ao lazer, e o movimento hip-hop também vem sendo contemplado pela gestão do prefeito João da Costa, para que estes jovens também tenham o seu direito garantido”, falou Reinildes Moura, diretor de esporte e juventude do Geraldão.

A eliminatória Nordeste do Jungle Kings foi uma realização da Organização Social em Foco, com o apoio da Associação Metropolitana de Hip Hop e da Ibi Zulubambaataa. A Prefeitura do Recife patrocinou o evento através de uma ação integrada do Geraldão, Secretaria de Cultura e Secretaria Especial de Juventude.