NOTÍCIAS

| 02.05.11 - 16h38

Dia do Trabalho ganhou celebração com música de cinema no Parque Dona Lindu

Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife foi realizado ao ar livre, para um público de mais de três mil pessoas.

O Dia do Trabalho foi marcado pela música do cinema, neste domingo (1º de maio). Trilhas de filmes de grande sucesso como “Guerra nas Estrelas”, “2001 - Uma Odisséia no Espaço” e “ET – o Extra-Terrestre” foram apresentadas pela Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), no Parque Dona Lindu, para um público de mais de três mil pessoas.

Atenta, a platéia se emocionava a cada música. Entre uma composição e outra, explanações do maestro Osman Giuseppe Gioia contextualizavam a origem da obra, o compositor e o filme do qual fez parte, caracterizando uma verdadeira aula-concerto sobre trilhas sonoras. A apresentação iniciou às 18h e não houve chuva. O clima era bastante familiar na comemoração realizada pela Prefeitura do Recife, com a presença de pessoas de várias idades.

O vendedor Robson Brasileiro, 47 anos, foi ao concerto com a filha Maria Clara, 6 anos, e a sobrinha Larissa, 16 anos. “Estou achando o concerto maravilhoso. Também estive na inauguração do Parque, quando teve apresentação da Orquestra com Lenine. O Dona Lindu é um espaço ímpar, ficou muito bonito, e recebe pessoas de todas as classes”, afirmou entusiasmado. A jovem Larissa também aprovou a realização do concerto ao ar livre, com o palco aberto para o pátio do Parque. “Essa apresentação é uma forma de aproximar as pessoas da arte. Acho muito legal”.

Além dos recifenses, muitos turistas também acompanharam o concerto. A dona de casa cearense Fátima Oliveira, 51 anos, assistiu ao concerto com a sua família. “Sou de Fortaleza, estou visitando familiares aqui, e vim conhecer o Parque. Achei belíssimo. É a primeira vez que vejo uma orquestra sinfônica de perto”, contou.

CELEBRAÇÃO – O maestro Osman Giuseppe Gioia explicou ao público sobre o repertório escolhido para o concerto, intitulado “Uma Noite de Cinema”, onde muitas músicas eram de filmes sobre o universo. “Uma batalha espacial não teria som. Então, nós somos enganados pelo som do cinema, mas para o bem, pois a música nos leva a emoção”, afirmou antes de reger a orquestra na execução da música Adventures on Earth”, criada pelo compositor John Williams especialmente para o filme “ET – o Extra-Terrestre”, de Steven Spielberg. O maestro estimulou a memória afetiva do público, ao revelar que a música sonorizou a famosa cena em que as bicicletas levantavam vôo em direção a Lua.

Outro belo momento foi dedicado a “Adagietto”, peça apresentada apenas por instrumentos de corda. A música faz parte da 5ª Sinfonia do compositor austríaco Gustav Mahler, imortalizada pelo cineasta italiano Luchino Visconti no filme “Morte em Veneza”. “Essa música tem sua gênese no amor, mas foi usada num filme trágico”, explicou Gioia. Na platéia, casais começaram a dançar embalados pela composição. Durante o concerto, também foram apresentadas as músicas “Marte, o Mensageiro da Guerra”, de Gustav Holst; “Hosana”, de Miklos Rosza, do filme “Rei dos Reis”; e “Pepperland”, de George Martin, entre outras.

Para encerrar a noite, o maestro escolheu tema do musical da Broadway “West Side Story”, de Leonard Bernstein. Adaptado para o cinema, o filme foi lançado no Brasil com o título “Amor Sublime Amor”. Encantado, o público pediu bis e a música foi repetida. Neste momento, o casal Aldo e Neide Rufino, 65 e 60 anos, respectivamente, passou a dançar em frente ao palco, criando uma bela cena, digna de um filme de amor. E assim, terminou “Uma Noite de Cinema”, sob muitos aplausos.

MAIS FOTOS

DiaDiaDiaDiaDia