NOTÍCIAS

| 02.05.11 - 16h52

Prefeitura promove limpeza de galerias na Várzea

Ao todo, 30 ruas do bairro receberão serviços, que contam com investimento de R$ 65 mil. Os trabalhos de limpeza de galerias e canais continuarão em outros locais do Recife.

Por Marcela Sotero

Nesta semana, o bairro da Várzea é o principal foco das ações de combate de alagamento promovidas pela Prefeitura do Recife. Na manhã desta segunda-feira (2), os trabalhos foram realizados nas proximidades da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Rua General Polidoro e na Avenida Artur de Sá. Ao todo, 30 ruas do bairro receberão serviços, que contam com investimento de R$ 65 mil.

Na prática, os trabalhadores estão promovendo a desobstrução de galerias e a troca de placas danificadas. “Estamos atuando em áreas que foram identificadas incidência de água e por isso precisam de limpeza no sistema para que o escoamento seja efetuado de forma adequada”, disse o diretor de Manutenção Urbana da Emlurb, Fernando Melo.

De acordo com os operários, a quantidade de lixo impressiona. “Tem de tudo, garrafa, lata e até sandália velha. Para limpar tudo isso, é preciso usar luvas e o auxilio de pá e enxada”, falou o funcionário Lenivaldo Santos Roberto. O colega dele, Ubirajara Ferreira Filipe alertou: “Seria ótimo se as pessoas não jogassem lixo nas ruas, pois, se fizessem o recolhimento correto, guardando em sacolas plásticas e esperando o caminhão de lixo, o entulho não iria para as galerias e as ruas não ficariam alagadas”, orientou.

Dona Maria José Alves, proprietária de um bar há 25 anos, concorda com o trabalhador. “Faço meu trabalho de combate, quando vejo pessoas jogando lixo nas ruas, tiro satisfação, já até arrumei inimizade por causa disso. Ate porque, se todos fossem educados, a prefeitura investiria essa verba em outros segmentos, como, por exemplo, na saúde”, observou. Já Lourdes Santos, que trabalha em um fiteiro na Avenida Artur de Sá, aprovou a ação. “Apesar de estar a pouco mais de três meses trabalhando aqui, já vi muita água impedindo as pessoas de passarem. Essa iniciativa é excelente”, elogiou.

A expectativa é que os trabalhos continuem em outros locais do Recife, como as avenidas Norte e Dois Rios, além das ruas da Aurora, Real da Torre e da Harmonia.