NOTÍCIAS

Cultura | 02.05.13 - 10h40

Operação fiscaliza transportes irregulares no Recife

A ação acontece neste momento (manhã de quinta) em Casa Amarela, Nova Descoberta e Bomba do Hemetério

A Prefeitura do Recife, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), participa, neste momento (quinta-feira, 02), de uma grande operação de combate ao transporte irregular de passageiros no Recife. Os alvos da ação são os moto-táxis, táxis de outros municípios operando na cidade e veículos particulares clandestinos realizando o transporte remunerado de pessoas. Essa primeira ação ocorre em três pontos diferentes da cidade, na Rua Padre Lemos (Casa Amarela), em frente à feira de Nova Descoberta (Córrego da Areia) e no largo da Bomba do Hemetério.

A ação conjunta conta com a presença de mais de 40 profissionais de diferentes órgãos como Polícia Militar de Pernambuco, Grande Recife Consórcio de Transportes, DETRAN e DER. Só da CTTU são 22 agentes de trânsito participando, além de quatro viaturas, sete motos e três guinchos.

Desde 2003, a Lei nº 16.856, que criou o Sistema de Transporte Complementar de Passageiros (STCP/Recife), determina no seu artigo 44 que: “É vedado o transporte remunerado de passageiros no âmbito do Município do Recife, sem expressa autorização, permissão ou concessão do Poder Público competente”.

A multa para o proprietário do veículo clandestino flagrado na operação de fiscalização realizando o serviço é de R$ 3.498,37, além de ser apreendido e recolhido para depósito. Já a multa para o táxi de outra cidade operando dentro do Recife de R$ 2.223,80. A operação irá percorrer outros locais em dias e horários a serem definidos.