NOTÍCIAS

| 02.06.11 - 18h13

Modernização de semáforos do Recife prossegue na Avenida Agamenon Magalhães

Mais cinco cruzamentos do principal corredor viário da cidade irão receber os novos componentes

A Prefeitura do Recife prossegue, nesta semana, com o trabalho de modernização semafórica nos 210 cruzamentos da cidade, dentro do Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012. O serviço continua com a instalação dos itens nos sinais localizados nos cruzamentos da Avenida Governador Agamenon Magalhães com as ruas Dom Bosco, Buenos Ayres, Henrique Dias, Odorico Mendes e Praça do Derby.

Nesta quinta (2), sexta (3) e sábado (4), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) trabalha na substituição dos fios de suportes e colocação de cabos de comunicação. Já na próxima semana, serão colocados os demais componentes dos semáforos, que inclui as baterias, os novos gabinetes para os controladores com nova proteção, aterramento e filtros específicos para evitar “ruídos” na interação entre as redes.

O objetivo é que os equipamentos modernizados minimizem os transtornos causados no tráfego, principalmente, durante o período chuvoso. A instalação de baterias, que possuem até três horas de autonomia, garantirá o funcionamento dos semáforos mesmo na falta de fornecimento de energia elétrica. Desde o último final de semana, com o início do processo, já aconteceram duas ocorrências de falta ou variação da tensão. A oscilação provocou o acionamento dos “no breaks” e não trouxe prejuízos ao tráfego de veículos.

A modernização dos sinais de trânsito da Agamenon Magalhães já foi realizada nos equipamentos de número 078 (Agamenon com Rua Buenos Areis); 173 (Agamenon com Rua Bandeira Filho); 037 (Agamenon com Av. Rui Barbosa); 075 (Agamenon com Av. Carlos de Lima Cavalcante), e o 069 (Agamenon com Rua Paisandú).

A cada mês será contemplado um conjunto de vias definido por região do Recife, num custo total de R$ 2.158.650,00 e com a previsão de conclusão em quatro meses. Após a Avenida Agamenon Magalhães, também passarão pelo processo de modernização os semáforos das avenidas Caxangá (15), Norte (18), Dois Rios (04) e da Rua Real da Torre (03). O Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, lançado no último dia 11 pelo prefeito João da Costa, prevê uma série de intervenções para melhorar a mobilidade urbana do município, a partir de projetos de engenharia de tráfego entre outras iniciativas.