NOTÍCIAS

Cultura | 02.06.12 - 10h30

João da Costa prestigia posse da Comissão Estadual da Verdade

O prefeito do Recife, João da Costa, participou na tarde desta sexta-feira (1º), da instalação da Comissão Estadual da Memória e da Verdade. Durante o evento, realizado nos jardins do Palácio do Campo das Princesas, foram empossados os nove membros do grupo. A Comissão terá papel similar à nacional, ou seja, apurar e esclarecer crimes de seqüestro, morte, desaparecimento e tortura ocorridos no território de Pernambuco ou contra pernambucanos, ainda que fora do Estado, entre os anos de 1946 e 1988.

A comissão foi criada por meio do Projeto de Lei do Executivo n° 840/2012. Fazem parte do grupo o presidente da OAB/PE, Henrique Mariano; o advogado e militante político com ligação histórica com a luta pelos direitos humanos, Humberto Vieira de Melo; o militante da causa dos direitos humanos, Roberto Franca; o bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Ciência Política, Manoel Moraes; a historiadora (UFPE) e militante política, Socorro Ferraz; a professora aposentada da UFPE, Nadja Brayner; o ex-deputado Pedro Eurico de Barros; e o advogado Gilberto Marques. Fernando de Vasconcelos Coelho é o coordenador executivo da Comissão.

Para o prefeito, a instalação da Comissão da Verdade vai permitir o resgate da história de um Estado e de uma cidade como o Recife, que foi protagonista da resistência à ditadura. “Desde a revolução praieira, a luta contra a ditadura de 30, do estado novo de Vargas, Recife sempre esteve na vanguarda na luta pela democracia e pela liberdade. Então, poder ter uma comissão como esta é muito importante para o resgate, para a luta pela democracia no país. O resgate da história, mas, principalmente, para as futuras gerações. Poder relatar e resguardar a verdade daqueles que lutaram pela democracia e pela liberdade”, declarou o gestor.

Para o governador Eduardo Campos, foi dado um passo largo para a consolidação da democracia no Brasil. “A Comissão cumprirá um papel essencial para a indicação dos rumos da democracia. Seu compromisso essencial é com a verdade, e a procura da verdade não será a procura da revanche. E os nove integrantes estão prontos para os trabalhos que lhes esperam. São portadores da confiança de todos os pernambucanos”, afirmou.

Quem também comemorou a instalação da comissão foi a secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo. “Temos a primeira comissão de iniciativa do poder executivo. Pernambuco tem toda uma tradição libertária e não poderia deixar de acontecer aqui uma comissão que realmente vai reescrever a história de Pernambuco. É a primeira comissão do Nordeste”, destacou.

Entre os presentes na solenidade, estavam o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; a presidente da Comissão Parlamentar da Memória e da Verdade, Luiza Erundina; o integrante da Comissão Nacional da Verdade, José Paulo Cavalcanti Filho.