NOTÍCIAS

| 02.06.15 - 17h55

Combate ao fumo: Usuários do sistema de saúde do Recife recebem ​incentivo para abandonar o cigarro

img_alt

A programação ocorreu em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no domingo, 31 de maio. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Nesta terça-feira (2), os usuários do sistema de saúde do Recife que frequentam o Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo (CPTRA) , localizado no bairro da Tamarineira,  tiveram uma tarde cheia de dinâmicas e conversas com temas sobre bem estar, alimentação saudável e motivos para abandonar o fumo. A programação ocorreu em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no domingo, 31 de maio.  As atividades serviram para lembrar os riscos do tabagismo, que é responsável por cerca de 6 milhões de morte em todo o mundo, segundo  da  dos Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo Izabel Cristina da Silva, assistente social do CPTRA, a programação teve um saldo positivo para conscientizar os fumantes. “A gente procura sempre trabalhar convencendo o usuário de que a iniciativa tem que ser dele, o tratamento é, em grande parte, comportamental, ele vai precisar mudar de hábitos e nós estamos aqui para acompanhar”, disse Izabel.

Dona Edileuza Maria da Silva fumou por 53 anos e viu nesta prática uma ameaça à sua saúde e à sua família, que é composta por um filho biológico e 8 adotivos. Ela decidiu parar de fumar e conta que foi a melhor decisão que já tomou na vida. “Estou há três meses sem aquele vício e decidi quando o médico disse p ara eu parar, caso contrário, teria um infarto. Então estou me esforçando por amor a mim e aos meus filhos, não sofro mais tanto preconceito, as minhas relações estão bem melhores”, contou. No final da programação, os pacientes organizaram uma roda de coco na frente da unidade de saúde, com uma composição deles mesmos que dizia: “Tente parar de fumar, tua saúde agradece e a vida vai melhorar!”.