Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 02.06.21 - 14h49

Novos membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa tomam posse no Recife

COMDIR é composto por membros de entidades governamentais e não governamentais. Foram empossados 34 novos membros para o biênio 2021-2023.

A Prefeitura do Recife realizou, nesta terça-feira (1), a cerimônia de posse dos novos representantes não-governamentais e governamentais para o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR) para o biênio 2021-2023. O evento aconteceu por videoconferência e contou com a participação da vice-prefeita da cidade do Recife, Isabella de Roldão, da secretária executiva de Direitos humanos, Elizabete Godinho, da promotora de Justiça de Defesa da Cidadania da Pessoa Idosa do Recife, Luciana Dantas, entre outros.

Também participaram da posse a gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Medeiros, que falou em nome do mandato que se encerra, e o professor José Maria Silva, representante da Universidade Católica de Pernambuco, que tomou posse como conselheiro não-governamental do COMDIR. O professor usou da palavra em nome dos novos componentes do Conselho para o biênio 2021-2023.

“A gestão que se encerra foi de muitos desafios. Desde desmontes sofridos pelo Conselho Nacional do Idoso até a pandemia da covid-19. O distanciamento social não impediu o COMDIR de continuar lutando pelos direitos das pessoas idosas da nossa Cidade”, reforçou Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa do Recife e conselheira governamental.

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa foi instituído pela Lei de nº 17.310/2007 e tem por finalidade acompanhar a implantação e implementação da política pública, a promoção e a defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O COMDIR é ligado, administrativamente, à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife. 

Desde que foi criado o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife, em outubro de 2016, o COMDIR, além de exercer a função do controle e a da participação social, seu papel democrático e constitucional, vem também se fazendo presente de forma financiadora em mais de um momento, na Política Municipal da Pessoa Idosa, como no Projeto Bairro Amigo da Pessoa Idosa. O projeto é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recentemente, foi lançado o Relatório Executivo do seu primeiro produto Etapa Covid 19, com os resultados de uma pesquisa sobre a vivência de pessoas idosas do Recife, durante a pandemia.