NOTÍCIAS

Administração | 02.06.21 - 19h06

Prefeitura do Recife informa o funcionamento dos serviços municipais neste feriado de Corpus Christi

 

Neste dia 03 de junho, feriado de Corpus Christi, a maior parte dos serviços da Prefeitura do Recife não estarão disponíveis e o edifício-sede estará fechado. Importante lembrar que a vacinação contra covid-19 ocorre normalmente nos 19 pontos de imunização disponibilizados pela rede municipal. A opção de lazer são os parques Santana e Macaxeira, que estarão abertos das 5h às 20h, como vem acontecendo de segunda a sexta-feira. Já a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não acontece neste feriado.

Confira o que abre e fecha no Recife no feriado de Corpus Christi:

SAÚDE - Nesta quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi, a vacinação contra a covid-19 acontece normalmente nos 19 locais de vacinação disponibilizados pela Prefeitura do Recife. Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na sexta-feira (4). A vacinação contra a gripe nesta quinta acontece apenas no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio; no Sítio Trindade, em Casa Amarela; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. A vacinação de gripe funciona das 8h às 17h em todos os locais.

Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira). 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) terá funcionamento normal durante o feriado, realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no fim de semana, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na sexta-feira (4).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

TURISMO E LAZER - Nesta quinta-feira (3), os parques Santana e Macaxeira estarão abertos normalmente, das 5h às 20h, como já vem acontecendo entre as segundas e sextas-feiras. Importante ressaltar que, no final de semana, todos os parques estarão fechados e a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não será montada, atendendo ao decreto do Governo de Pernambuco.

COMPAZ E BIBLIOTECAS POPULARES - Devido ao feriado de Corpus Christi, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão nesta quinta-feira, 3 de junho. As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados também não estarão disponíveis para o público. Os equipamentos retornarão às suas atividades normais na sexta-feira, dia 4 de junho.  

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - O Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Mello (HVR) vai funcionar normalmente no feriado de Corpus Christi. Neste dia, todos os serviços como castração de cães e gatos, consultas ambulatoriais e de urgência e emergência, exames de imagem, bem como as cirurgias serão ofertados no horário das 7h às 18h. O HVR fica situado à Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro.

CULTURA - Museus e teatros do Recife continuam fechados, em conformidade com as determinações do decreto do Governo de Pernambuco por causa da Covid-19.

FINANÇAS - Devido ao feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (3), estarão suspensos os atendimentos presenciais do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), da Secretaria de Finanças (Sefin). Na sexta-feira (4) serão retomados todos os serviços presenciais suspensos em consequência do feriado. Para isso, o cidadão deve agendar previamente seu atendimento através do Portal da Secretaria de Finanças (http://portalfinancas.recife.pe.gov.br/).   

Diariamente são disponibilizadas 48 senhas para o atendimento presencial a todos os serviços da Secretaria. Devido às restrições impostas para conter o avanço da covid-19, a atividade tem funcionado com a capacidade reduzida,  das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, no edifício-sede da Prefeitura do Recife. 

O atendimento remoto pelo 0800 081 1255 também estará suspenso durante toda a quinta-feira (3). Sendo retomado na sexta-feira (4), no horário habitual das 9h às 17h. Uma alternativa disponibilizada aos contribuintes é o acesso de alguns serviços da Secretaria dentro do Conecta Recife App e pelo Portal de Finanças, onde 95% dos serviços e processos estão disponíveis para o cidadão. 

EDIFÍCIO-SEDE - Os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão fechados nesta quinta-feira (03), feriado de Corpus Christi. O funcionamento volta ao normal na sexta-feira (4), a partir das 8h, respeitando as restrições ainda impostas pela pandemia. Mesmo com a retomada dos serviços pós-feriado, o atendimento ao público e visitantes só será permitido mediante agendamento prévio nos setores. Apenas os servidores envolvidos no combate à pandemia da covid-19, além de secretários, secretários executivos e chefes de órgãos trabalharão presencialmente. Mantidas as restrições, a Prefeitura do Recife reforça que todas as equipes estão atentas às demandas dando continuidade às suas rotinas de trabalho de maneira remota.

AGÊNCIAS DE EMPREGO E SALAS DE EMPREENDEDORISMO - Nesta quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi, não haverá atendimento ao público nas Agências de Emprego do Recife e nas Salas do Empreendedorismo - as quais estão localizadas nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Ariano Suassuna (Cordeiro), Dom Hélder Câmara (Coque) e na unidade de Casa Amarela.

ESPORTES - As unidades da Academia Recife estarão abertas nesta quinta-feira (3), no horário de funcionamento das 5h30 às 9h30 e das 16h às 20h, com agendamento gratuito no aplicativo Mude.

PROCON - Os serviços oferecidos pelo Procon Recife não vão funcionar na próxima quinta-feira(3), Dia de  Corpus Christi. O Órgão orienta o consumidor que, nesse dia, utilize os seus canais de atendimento de forma remota: emails procon@recife.pe.gov.br (dúvidas), denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br (denúncias) e o site procon.recife.pe.gov.br.

Atualmente, o Procon Recife atende em sua sede, na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, na Boa Vista, e também nos Compaz Dom Helder Câmara (Coque), Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha). As atividades voltam à sua normalidade na sexta-feira(04), onde o público também pode acionar o órgão pelo 0800 281 1311.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nesta quinta-feira (3), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE - O Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, estará fechado nesta quinta-feira(3), feriado de Corpus Christi.  Já no final de semana, as atividades no JBR ficam suspensas por conta do decreto do Governo do Estado. Ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentável, o Jardim Botânico retoma suas atividades a partir da próxima terça-feira (8), das 9h às 15h, com entrada gratuita.