NOTÍCIAS

| 02.07.12 - 08h11

Saúde do trabalhador da construção civil será tema de curso promovido pela Prefeitura

Aulas pretendem oferecer suporte técnico e bibliográfico básico para capacitar os alunos na perspectiva do controle social

Por Tádzio Estevam

A saúde dos trabalhadores da construção civil será discutida e estudada a partir desta segunda-feira (02) durante um curso oferecido pelo Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão vinculado à Secretaria de Saúde do Recife. O evento será voltado aos diretores do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e acontecerá na sede do Cerest (Rua Conde D'Eu, 86, Boa Vista), das 8h às 12h e das 14h às 18h. O encerramento do curso será na próxima sexta (06).

A iniciativa do curso partiu do próprio centro com o intuito de oferecer um suporte técnico e bibliográfico básico, além de capacitar e/ou qualificar os diretores do sindicato na perspectiva do controle social da intervenção dos processos produtivos, com vistas à promoção, prevenção da saúde e controle dos agravos à saúde dos trabalhadores, visando à Copa do Mundo de 2014. O curso também tem outras diretrizes como fornecer uma reflexão sobre as interrelações entre os processos de trabalho e a saúde dos trabalhadores; Desenvolver conceitos-chave de Vigilância em Saúde do Trabalhador; Propiciar o conhecimento da legislação pertinente à Vigilância em Saúde do Trabalhador; Propiciar o conhecimento e o desenvolvimento de metodologias de investigação/intervenção; Desencadear ações de intervenção nos ambientes de trabalho e discutir aspectos conceituais da relação entre saúde e trabalho e seus principais paradigmas.

Durante as aulas serão abordados aspectos históricos e conceituais da relação trabalho/saúde, e suas repercussões na saúde dos trabalhadores e no meio ambiente; o conceito geral e o exercício prático, em grupos sobre o local de trabalho, legislação de higiene e segurança; negociação e contratação em saúde e o mapa de riscos como método de investigação criado pelos trabalhadores italianos e adaptado à realidade brasileira.

No primeiro dia de aula, nesta segunda, os alunos participarão das atividades de apresentação, dinâmicas de grupo, conhecerão toda a programação, falarão sobre suas expectativas e receberão material didático. À tarde, o primeiro tema será apresentado - "Análises das Condições de Trabalho", no qual será desenvolvido por meio de trabalhos em grupo, apresentação e discussão coletiva.

Cerest – O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Dentro dessa perspectiva, o Município tem várias competências em relação às ações de saúde do trabalhador, entre elas: capacitar o controle social para identificar e atuar nas situações de riscos à saúde relacionados ao trabalho, sobretudo, nos ambientes de trabalho e sobre os processos produtivos para garantir a transparência na condução dos processos administrativos no âmbito do direito sanitário.

ASSUNTOS: