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Cultura | 02.08.12 - 12h15

Procon-Recife divulga empresas mais reclamadas em julho

Mensalmente, o Procon-Recife divulga o ranking das empresas mais reclamadas pelos clientes. A lista pode ser consultada e serve para que os consumidores adotem cuidados na hora de contratar serviços ou realizar uma compra. Em julho, o Procon-Recife registrou o total de 751 queixas contras empresas de vários segmentos locais.  

A operadora OI abre a lista com 51 queixas e a Claro ficou na segunda posição com o registro de 42 queixas. O ranking das dez mais continua com a Celpe (42 queixas), Banco Santander (29 queixas), Hipercard (26 queixas), Banco Itaú (19), Caixa Econômica Federal (19), Banco IBI (17), Eletro Shopping (15), TIM (13).

Em comparação ao atendimento de junho, a Eletro Shopping, que estava em segundo lugar de insatisfação dos clientes, aparece na nona posição da lista. Já a operadora OI subiu do oitavo para o primeiro lugar (51 queixas) e a claro, que estava em quarto lugar, obteve maior índice de insatisfação dos clientes e ficou em segundo lugar com o registro de 42 queixas.

A clientela reclamou de produtos viciados (aqueles que a qualidade ou a quantidade tornam o produto impróprio para o consumo ou lhe diminuem o valor), solicitou cancelamento de compra, reparação de quebra de acordo contratual, além de cobrança indevida ou abusiva, má prestação de serviço, entre outras demandas.

Problemas de relacionamento e contratação de planos de saúde, operadoras de celular, prestadoras de serviços, entre outras demandas podem ser registradas no atendimento do Procon-Recife. Para facilitar a formalização da queixa, o consumidor deve apresentar os documentos originais e cópias dos contratos, carnês, faturas, notas fiscais que comprovem as irregularidades. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby, ou buscar orientações pelo telefone 0800.281.1311, ou e-mail procon@recife.pe.gov.br.

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