NOTÍCIAS

| 02.08.12 - 12h17

Semana Mundial de Aleitamento Materno entra no terceiro dia com várias atividades no Recife

Objetivo é esclarecer e motivar mulheres sobre a promoção da saúde a partir da amamentação

Por Clarissa Macau

O terceiro dia das atividades que comemoram a Semana Mundial de Aleitamento Materno no Recife será marcado com várias ações educativas para as futuras mamães do Município nesta sexta-feira (03). Palestras, rodas de conversa, exibições de vídeos produzidos pelo Ministério da Saúde, entre outros serviços, serão realizados com o objetivo de esclarecer e motivar mulheres sobre a promoção da saúde a partir da amamentação desempenhada corretamente tanto para as mães quanto para os bebês.    

Logo no começo do dia, as Unidades de Saúde da Família (USF) do Município estarão abertas para receber as gestantes.  A partir das 10h, a USF Cabanga, localizada na Rua Escritor Souza Barros, nº 334, no Cabanga, oferecerá orientações sobre amamentação através da equipe de saúde residente. No mesmo horário, o Hospital de Pediatria Helena Moura, no Bairro da Tamarineira, será local de palestras aconselhando sobre o aleitamento materno.   

Ainda pela manhã, a Maternidade Arnaldo Marques, no Ibura, vai tirar as dúvidas de mães de primeira viagem de forma descontraída, através de bingos e sorteios de brindes, a partir das 10h. Além disso, as gestantes participarão de uma aula na qual elas mesmas ensinarão umas as outras o ato de segurar as crianças no momento do aleitamento.

A partir das 13h, uma feira de saúde com apresentação de vídeos educativos sobre o aleitamento materno será realizada no Sesc Santo Amaro. A iniciativa tem apoio do Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS) João de Barros.  Já às 14h, vídeos educativos também serão exibidos para as grávidas presentes na USF Aristaco de Azevedo, bairro do Jordão.

Trabalhos manuais produzidos pela equipe Capelania junto às mães internas da Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela, serão expostos durante todo o dia na Unidade. Ainda serão exibidos no local, vídeos educativos. Pela manhã e tarde a sala de espera e a praça de amamentação do ambulatório da Maternidade Bandeira Filho, em Afogados, também serão locais de sessão de vídeos sobre a amamentação.

ASSUNTOS: