NOTÍCIAS

| 02.09.14 - 16h52

Usuários de CAPS do Recife comemoram Dia Nacional de Combate ao Fumo

Secretaria de Saúde dispõe de seis unidades especializadas para tratamento de álcool e outras drogas

Usuários do Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação do Álcool e outras drogas (CPTRA) participaram, na noite desta segunda-feira (1º), de uma reunião para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado na última sexta-feira. Mas a data ficou marcada pelo fim de tratamento de dois usuários do grupo de tabagismo. O CPTRA é um dos seis Centros de Atenção Psicossocial, da Secretaria de Saúde do Recife, especializados na recuperação de pacientes viciados em álcool e outras drogas.

O aposentado Severino Campos, 68 anos, fumava três carteiras por dia. Graças ao tratamento no CPTRA, na Tamarineira, vai completar quatro meses sem usar o tabaco. “Estou muito feliz. A vitória é para mim, para meus amigos, para minha família, porque o vício não mexe só com a gente, mas com todo mundo”, declarou.

Dário foi um dos usuários que concluiu o tratamento ontem. “O cigarro era meu amigo desde os 19 anos, um amigo covarde, que foi meu escudo em muitos momentos, mas que me maltratou aos poucos”, contou. A relação com o tabaco é semelhante com muitos pacientes. “Como eu era divorciada, fiz do cigarro a minha companhia. Mas descobri que sou uma pessoa muito melhor, por isso, estou me divorciando pela 2ª vez, agora do cigarro”, falou outra mulher do grupo.

A programação da noite contou ainda com uma apresentação teatral de atores do Consultório de Rua e uma palestra sobre cuidados com a saúde bucal. Para a psicóloga Érika Correia, reconhecer o vício é fundamental para deixar o fumo. “Qualquer pessoa tem a mesma condição para parar de fazer uso da droga, basta o desejo de querer ajuda, de buscar o tratamento”, explicou.

Saúde Mental – A rede municipal de Saúde disponibiliza, além dos 17 Centros de Atenção Psicossocial, 6 deles (um em cada região/Distrito Sanitário) exclusivos para o atendimento de pessoas com necessidades advindas do uso de drogas. As pessoas que buscam tratamento podem chegar e ser avaliadas pela equipe de qualquer Caps. Seis equipes do Consultório de Rua e duas do Consultório na Rua também fazem abordagem de redução de danos com os usuários.