NOTÍCIAS

| 02.10.14 - 18h04

Mamógrafo móvel realiza 71 exames preventivos no primeiro dia de mobilização do Outubro Rosa

O primeiro dia de mobilização do Outubro Rosa reuniu muitas mulheres no estacionamento da Prefeitura do Recife, nesta quinta-feira (2). Das 8h às 17h, 71 mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizaram exames preventivos no mamógrafo móvel que estava no local. Desde a noite de ontem, o edifício-sede da prefeitura ganhou iluminação especial. As ações envolvem as Secretarias Municipais de Saúde, da Mulher e de Administração e Gestão de Pessoas, em parceria com o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP).

Além do exame, as mulheres também assistiram a uma palestra sobre prevenção do câncer de mama ministrada pelo médico mastologista do HCP. Foram distribuídos também laços rosas, que simbolizam a luta contra a doença.

Segundo a coordenadora da Política da Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde do Recife, Ana Karla Mattos, a ação desta quinta é um reforço às ações educativas e preventivas que já são feitas pela cidade durante todo o ano. “O câncer de mama é uma das doenças que mais atinge as mulheres, e a sua cura é possível se for descoberto nos estágios iniciais, por isso o exame preventivo é tão importante”, alertou Ana Karla.

A dona de casa Margarete Nunes, 65 anos, veio de Olinda para realizar o exame e participar da ação. Para ela, o serviço é indispensável. “Às vezes, o tempo de espera para fazer o exame é muito grande, e uma doença como o câncer de mama não pode esperar”. A servidora Regina Melo, 57 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Nós trabalhamos o dia todo, acabamos nos esquecendo de marcar exames. É muito importante lembrar às mulheres da importância da prevenção”, afirmou.

O mamógrafo móvel continuará percorrendo os distritos sanitários durante todo o mês como parte da programação do Outubro Rosa. Outras ações também vão acontecer em diversas unidades de saúde de todos os distritos, além de atividades trazidas pelo Hospital do Câncer de Pernambuco. A mulher que estiver dentro do grupo de necessidade – de 50 a 69 anos – e quiser fazer o exame, precisa apenas apresentar o cartão do SUS e documento de identidade.