NOTÍCIAS

| 02.12.13 - 15h21

Secretaria de Saúde promove ação de teste rápido de HIV

[caption id="attachment_41225" align="aligncenter" width="680"] Ação aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra Aids, comemorado no último domingo, 1º de dezembro. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

A Secretaria de Saúde do Recife promoveu, na última sexta-feira (29/11), uma ação de teste rápido de HIV na Estação Central de Metrô. O sangue do paciente era coletado a partir de um pequeno furo no dedo e o resultado saía em 30 minutos. O exame de Sífilis também era realizado a partir da mesma coleta. A ação aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra AIDS, comemorado no dia 1° de dezembro. No ano de 2013, Recife completou 29 anos desde o primeiro registro do caso de AIDS. Até novembro deste ano, já foram notificados 7.831 casos, sendo 5.411 entre homens e 2.420 entre mulheres.

Durante o dia de ação, que foi das 9h às 17h, 219 usuários do metrô fizeram o teste. Desses, 11 homens eram reagente para Sífilis e 7 mulheres também eram reagentes para a mesma doença sexualmente transmissível. Para o teste de HIV, uma mulher era reagente ao vírus.

Para o chefe do departamento de DST/Aids da Prefeitura do Recife, Ewerton Pedrosa, as pessoas pensam que nunca pode acontecer com elas. “Aids não tem cor, não tem cara e nem descrimina ninguém. É preciso ter cuidado, e o preservativo ainda é o melhor meio para a prevenção”, alerta. Ainda de acordo com Ewerton Pedrosa, além de chamar a atenção para a importância de se fazer o teste, a ação teve o objetivo de sensibilizar as mulheres para que elas passem a usar, mais frequentemente, a camisinha feminina.