NOTÍCIAS

Educação | 02.12.15 - 23h47

Escolas municipais do Recife são premiadas no Torneio de Robótica First Lego League

img_alt

Equipe da escola Arraial Novo do Bom Jesus conquistou o 1º lugar em Design Mecânico, enquanto que a Rodolfo Aureliano ficou com o 2ª colocação em Desempenho do Robô. (Foto: Juliana Corrêa/Cortesia)

 

As escolas da rede municipal do Recife ganharam dois prêmios na etapa regional Nordeste do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), realizado em Natal, neste final de semana. A equipe da escola Arraial Novo do Bom Jesus conquistou o primeiro lugar na avaliação de Design Mecânico, enquanto que a Rodolfo Aureliano ficou com o segundo lugar em Desempenho do Robô. Cerca de 40 estudantes de cinco escolas da rede municipal participaram do evento, concorrendo com outros 35 times de escolas públicas e privadas do Nordeste.

O prêmio de Design Mecânico reconheceu a equipe que projetou e desenvolveu um robô durável, eficiente e capaz de resolver as missões do desafio. Em Desempenho do Robô, ganharam destaque os times que fizeram o maior número de pontos durante o "Desafio do Robô", uma das três categorias do Torneio. "Fomos premiados nas categorias que avaliam os alunos em relação ao conhecimento de robótica propriamente dita, como os aspectos mecânico e de programação. Assim, consideramos que o resultado foi bom", avalia o secretário-executivo de Tecnologia na Educação do Recife, Francisco Luiz dos Santos.

As escolas municipais da Iputinga, João XXIII e Mário Melo também enviaram equipes para a competição. Na FLL deste ano, os alunos tiveram pela frente o desafio "Trash Trek", que envolveu a busca de soluções para a questão do lixo. A fase regional da competição está acontecendo em 11 cidades, com cerca de 500 times de todo o Brasil inscritos. No País, a First Lego League é organizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). Mais de 250 mil estudantes de 80 países diferentes participam da FLL, que mundialmente é conduzida pela Lego Education e pela First.

DESAFIOS - A FLL é um torneio internacional voltado para estudantes de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos por temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs autônomos para cumprir as missões. Neste ano, os estudantes tiveram que identificar problemas na maneira como lidamos com o lixo e desenvolver soluções inovadoras.

Além de entregar um projeto de pesquisa, as equipes foram avaliadas em mais três categorias. Na "Design de Robô", os alunos planejaram, projetaram e construíram robôs com peças Lego. Depois, eles apresentaram o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida. Na categoria "Core Values", o que contou foi o trabalho em equipe e o espírito colaborativo entre elas. E finalmente, aconteceu o "Desafio do Robô", quando as máquinas autônomas cumpriram missões na mesa da competição, em partidas de até dois minutos e meio. 

OBR TEÓRICA - Doze alunos de escolas municipais do Recife receberam medalhas na Modalidade Teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Os estudantes da escola da UR-5 conquistaram três ouros e duas pratas, enquanto a escola Inês Soares de Lima, na Imbiribeira, ganhou dois ouros, duas pratas e três bronzes. Na OBR Teórica, os participantes responderam a uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores. O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBA).