Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 03.01.24 - 20h57

Prefeitura do Recife fortalece segurança alimentar e nutricional ofertando mais de 1,4 milhão de refeições em 2023

img_alt

Além dos restaurantes populares e das unidades de alimentação e nutrição das casas de acolhimento, a rede de segurança alimentar e nutricional do Recife também conta com a Cozinha Comunitária do Gurupé, requalificada há um ano, e com o Banco de Alimentos, inaugurado em abril (Foto: Hélia Scheppa/PCR)
Em 2023, a Prefeitura do Recife reforçou suas ações para reafirmar o compromisso com a segurança alimentar e nutricional da população que vive em vulnerabilidade. A medida possibilitou a entrega de mais de 1,4 milhão de refeições pelos restaurantes populares Naíde Teodósio e Josué de Castro, juntamente com a Cozinha Comunitária do Gurupé e com as unidades de alimentação e nutrição das casas de acolhimento. Além disso, o Banco de Alimentos do Recife, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, arrecadou mais de 16 toneladas de alimentos desde a sua inauguração, em abril deste ano.

A rede de segurança alimentar e nutricional do Recife também realiza capacitações institucionais com o objetivo de educar sobre o manuseio e a importância da garantia da segurança alimentar. Neste ano, a equipe técnica da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife realizou mais de cem atividades nos equipamentos da rede.

O Recife conta com dois restaurantes populares que funcionam para garantir a alimentação da população que vive em vulnerabilidade e insegurança alimentar. Cada refeição é preparada para oferecer saciedade e todos os nutrientes essenciais para uma dieta balanceada que todos os cidadãos têm o direito de ter. São servidos mais de 1.700 pratos diariamente, sendo 750 almoços no Naíde Teodósio, no bairro de Santo Amaro, e 750  almoços e 200 jantares no Josué de Castro, que fica no bairro de São José.

O acesso aos restaurantes populares é mediado pela rede socioassistencial da cidade, onde as pessoas em vulnerabilidade são cadastradas e encaminhadas. A rede é composta pelos Centros Pop (Centro de Referência Especializados para População em Situação de Rua), Cras (Centro de Referência da Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social). Tais equipamentos, juntamente com as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), atuam para garantir que o serviço beneficie pessoas em situação de insegurança alimentar.

Além dos restaurantes populares, a Cozinha Comunitária de Gurupé também garante refeições diárias para a comunidade, que fica no bairro de Afogados. Neste mês de dezembro, completa um ano da requalificação da Cozinha, entregue pela Prefeitura do Recife. Antes da reforma, o equipamento servia 60 pessoas e passou a servir 200.

Em abril deste ano, a Prefeitura inaugurou o Banco de Alimentos do Recife, que já arrecadou mais de 16 toneladas de insumos. O equipamento tem o objetivo de centralizar as doações de alimentos não-perecíveis tanto da sociedade civil quanto de instituições e, sobretudo, arrecadar insumos da rede alimentícia, alguns desses que seriam descartados por possuírem baixo ou nenhum valor comercial.

O Banco de Alimentos só repassa as doações recebidas para as instituições da rede socioassistencial vinculadas aos conselhos municipais de Assistência Social ou de Segurança Alimentar e Nutricional, que são as responsáveis por distribuir os insumos diretamente à população. No espaço, a equipe técnica da prefeitura analisa a qualidade dos produtos e os entregam às entidades. Podem ser doados ao Banco de Alimentos insumos como frutas, verduras, hortaliças, itens de cesta básica, carnes congeladas, polpas de frutas, garrafas de água e outros.

O Banco de Alimentos funciona no Compaz Dom Helder Câmara, no bairro Ilha Joana Bezerra, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Entidades ou pessoas físicas interessadas em fazer doações podem entrar em contato por meio do (81) 3355-8167 ou bancodealimentosrecife@gmail.com.