Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 03.02.16 - 11h59

Recife controla mosquito Aedes aegypti adulto para a saída do Galo da Madrugada

img_alt

Ruas ocupadas por foliões também estão recebendo fumacê e a vistoria dos agentes de soldados do Exército. (Foto: cortesia)

 

Às 4h da manhã desta quarta-feira (03), os seis quilômetros que serão percorridos pela maior agremiação do mundo, o Galo da Madrugada, começaram a receber a aplicação espacial de inseticida químico (UBV pesada), com o auxílio de veículo automotivo, para o controle de mosquitos Aedes aegypti adultos. A medida realizada pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo do Estado seguiu até às 7h da manhã, devido ao aumento de circulação de pessoas na área.

O inseticida químico organofosforado Malation, um dos compostos recomendados pelo Ministério da Saúde para o controle de populações do mosquito adulto, não é a única estratégia utilizada pela Secretaria de Saúde do Recife para prevenir os foliões do Aedes aegypti. "Estamos promovendo um conjunto de medidas que também passam pela pulverização com a aplicação costal nas ruas do entorno do percurso do Galo da Madrugada que serão ocupadas pelos foliões, vistorias aos imóveis locais pelos agentes e pelos soldados do Exército, com tratamento e eliminação de focos para que os recifenses e turistas brinquem o Carnaval com prevenção", destacou o secretário do município, Jailson Correia. Ele acrescentou que em pontos de grande aglomeração, Recife iniciou a distribuição de folders bilingue (português/inglês) com orientações como os foliões poderão se proteger do mosquito, sintomas das doenças dengue, chicungunia e zika e o que fazer em caso de aparição dos sintomas como febre alta, manchas avermelhadas e dores pelo corpo, princinpalmente.

Até esta quinta-feira, 14 agentes de vigilância ambiental e controle de endemias farão combate dos mosquitos e vistoria de moradias e estabelecimentos comerciais das ruas adjacentes ao percurso do Galo da Madrugada. "A Vigilância Ambiental do Recife atuará ainda durante todo o Carnaval em pontos estratégicos da cidade por 16 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces), mais 40 militares do Exército", contabilizou a secretária Executiva de Vigilância à Saúde, Cristiane Penaforte.