NOTÍCIAS

| 03.04.14 - 18h09

Policlínica Gouveia de Barros ganha sala para tratamento de tuberculose

A Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, ganhou nesta quinta-feira, 03, uma sala de TB/MDR (Tuberculose Multidrogas Resistente). A iniciativa está entre as ações realizadas pela Coordenação de Tuberculose e Hanseníase do Distrito Sanitário 1 que promoveu, durante o dia de hoje, diversas atividades para chamar a atenção para a doença – diagnóstico e tratamento, atendendo a cerca de 50 pessoas.

A sala é destinada justamente à aplicação de medicação intravenosa nos pacientes resistentes à doença. O espaço é bem arejado com ar-condicionado, reforço de ventilador para ajudar na circulação, além de janelas que permanecem abertas durante o atendimento feito por uma enfermeira que deve estar usando luvas, óculos de proteção e máscara. “Este é um procedimento correto para evitar a contaminação”, explicou a coordenadora de Tuberculose e Hanseníase do Distrito Sanitário 1, Wandréa Figueiredo.

Busca ativa de sintomáticos respiratórios, de contatos registrados e não-examinados, baciloscópia - coleta de BK (escarros) - e palestras estavam entre as ações realizadas para detectar a doença. Gilianda Oliveira levou a mãe que vem há várias semanas com tosse. Dona Deusd edite Oliveira, 71 anos, fez a coleta de BK, cujo resultado sairá em três dias. “Soube da iniciativa e achei mais fácil para trazer minha mãe”, falou Gilianda. “Se o resultado for positivo vamos encaminhá-la para fazer os exames complementares e tratamento, além fazer busca ativa dos contatos diretos da família”, finalizou Wandréa.