img_alt Controladoria Geral do Município - CGM

NOTÍCIAS

Finanças | 03.04.17 - 14h41

CGM realiza integração com motoristas que usam aplicativo de gerenciamento de frota

img_alt

Até final de maio programa será estendido aos demais órgãos do município (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Controladoria Geral do Município(CGM) e da Secretaria Executiva de Administração e Gestão de Pessoas, realizou uma integração com os 15 motoristas que usam o SIGA, aplicativo que gerencia de forma experimental, desde novembro do ano passado, parte dos veículos oficiais utilizados pela gestão. O encontro foi realizado no auditório do 15° andar do edifício-sede da prefeitura, na manhã desta segunda-feira(03.04), onde foram detalhados a importância e uso da plataforma aos participantes.

O SIGA, desenvolvido pela CGM,  começou a ser utilizado em sete pastas do município como a própria controladoria, Secretaria de Finanças, Procuradoria Geral do Município, Secretaria de Saúde, Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas, Reciprev e  Secretaria de Turismo e está promovendo uma economia nos gastos e mudando a lógica do uso da frota no município. Até final de maio todos os veículos administrativos da frota do município, cerca de 300, passarão a ser utilizados de maneira compartilhada.

O controlador Rafael Figueiredo revela que o SIGA apesar de pouco tempo de uso já recebeu aprovação dos condutores e dos órgãos envolvidos no projeto-piloto. Seu uso já vem chamando a atenção de outras capitais. "O prefeito de Teresina, Firmino Filho, veio ao Recife para conhecer o aplicativo e há um interesse em também usá-lo de forma experimental naquele município", explicou, enfatizando que a prefeitura terá racionalização dos uso dos veículos, redução do consumo de combustível e emissão de poluentes, contribuindo positivamente na mobilidade urbana, a exemplo do Recife.

Ele ainda destaca que a  plataforma completa de gerenciamento da frota oficial além de estar disponível nas versões mobile para os usuários (servidores e motoristas) também possui versão web e conta com relatórios para subsidiar as decisões de racionalização do transporte.

O motorista Neildo Nascimento, lotado na Secretaria de Saúde, participou da integração e confessou que quando soube que teria que usar o aplicativo ficou assustado, mas hoje sabe que se trata de um grande facilitador. " O SIGA é uma inovação que está ajudando nosso trabalho porque além de saberem onde estou também ficam cientes  se posso realmente fazer ou não a viagem" disse.

Eduardo Ferreira é condutor da Procuradoria Geral do Município e aprovou o SIGA." Hoje posso otimizar o meu percurso da melhor maneira possível porque o aplicativo permite isso", avaliou.

No final do encontro, Rafael Figueiredo surpreendeu os motoristas com uma premiação. Os três melhores condutores do SIGA foram contemplados com uma bicicleta, uma cesta com itens para Páscoa e duas entradas para um rodízio em um conhecido restaurante da cidade. Ele ainda anunciou que no final do ano nova avaliação será realizada com todos os motoristas que usam o aplicativo e uma premiação maior será realizada.

 

SIGA - O  programa contempla a solicitação e chamado dos motoristas, controle em GPS dos trajetos, gera relatórios de produtividade por motorista, uso simultâneo de veículos, solicitações agendadas e comparação de custos com táxi.