NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 03.04.17 - 14h44

Geraldo Julio recebe o prefeito de Teresina

img_alt

O gestor apresentou as ações realizadas pela Prefeitura do Recife no enfrentamento à crise econômica e conheceu experiências da capital do Piauí (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio recebeu, na manhã desta segunda-feira (3), o prefeito de Teresina-PI, Firmino Filho. Os dois trocaram experiências das administrações municipais no enfrentamento à crise. Geraldo apresentou as medidas adotadas pela Prefeitura do Recife, como a reforma administrativa, os cortes realizados sem a redução dos serviços e todas as demais ações tomadas. O gestor de Teresina, que veio acompanhado dos secretários municipais de Adminsitração, Manoel de Moura, e de Planejamento, Washington Bonfim, também falou do que está sendo feito na capital do Piauí para o enfrentamento ao cenário fiscal adverso.

Geraldo destacou a importância de se trocar experiências com outros gestores para aprimorar a administração municipal. “Em um momento tão difícil, como o que o Brasil passa, é importante esse tipo de intercâmbio. Os municípios é que possuem o maior desafio em manter os serviços oferecidos à população, mesmo com queda de receita. O prefeito Firmino é experiente e muito bem avaliado em sua cidade, e mostrou aqui as medidas que conseguiu implantar lá para garantir o equilíbrio fiscal”, frisou.

O prefeito Geraldo Julio explicou o conceito por trás das medidas tomadas pela capital pernambucana: sempre cortar nos custos, para manter os serviços e as entregas para a população. Entre as ações apresentadas à comitiva da capital piauiense, estão a reforma administrativa, que resultou na redução no número de 15 para nove secretarias; a renegociação de contratos em todas as secretarias; o aplicativo Siga - que vai permitir o controle e gerenciamento da frota de veículos oficiais; e as medidas de inteligência fiscal, como a transformação de Empresas Públicas em Autarquias Municipais.

O prefeito Firmino Filho elogiou as medidas tomadas no Recife e também falou do que está sendo feito em Teresina. “A experiência do Recife tem sido muito rica, não apenas no aumento das receitas, mas como no controle e na despesa. Vimos várias ideias interessantes, aprendendo com esta experiência. Ao mesmo tempo, apresentamos os nossos esforços na Prefeitura de Teresina para que possamos sobreviver a essa crise. Essa é a mais grave crise econômica na história do Brasil e as prefeituras, em momentos de crise, são as que mais sofrem”, ressaltou.