NOTÍCIAS

| 03.06.15 - 17h01

Fóruns Perinatal propõem o fortalecimento da rede pré-natal do Recife

img_alt

A Secretaria de Saúde do Recife vem realizando fóruns perinatais com a proposta de capacitar os profissionais da Rede de Saúde do Recife na assistência pré-natal. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

Ao abrir o III Fórum Perinatal do Recife , com o tema “Infecção do trato urinário na gestação”, nesta quarta-feira (03), no auditório Capiba, no 15º andar da Prefeitura do Recife, a secretária-executiva de Atenção à Saúde, Eliane Germano, disse que a PCR tem avançado na assistência ao pré-natal de alto risco na Rede de Saúde do Recife. A secretária da Mulher, Elizabete Godinho, e a gerente da Política de Saúde da Mulher, Ana Karla Matos, estavam presentes na abertura do evento, e reforçaram o crescimento das políticas públicas para melhoria da qualidade de vida das mulheres.

Eliane Germano citou como exemplo a ampliação da oferta de exame de ultrassonografia na gestação. Ela ressaltou que, na área de diagnóstico, os exames passaram a receber uma identificação de alerta para dar celeridade aos resultados, já que os dados apontam que um dos graves problemas de saúde que atingem as gestantes com frequência é a infecção urinária. “Daí, trazer o assunto para ser tratado com os profissionais”, salientou Eliane Germano.  .

A médica ginecologista Brena Carvalho Pinto de Melo, doutoranda em educação médica pela Universidade de Maastricht, na Holanda, mestre em saúde materno infantil pelo Imip, ministrou palestra para os profissionais de saúde do Recife, que lotaram o auditório. Relevância epidemiológica da infecção urinária, principais complicações, como diagnosticar e a importância do diagnóstico precoce estavam entre os tópicos trazidos pela médica.

Brena Carvalho alertou que a pielonefrite - infecção das vias urinárias que atinge os rins -, causada pela infecção urinária, tem como consequências o choque séptico, insuficiência respiratória ou renal crônica, levando até ao óbito materno. “Cerca de 40% das infecções urinárias podem evoluir para a pielonefrite que em 20% dos casos pode levar à sépsis – infecção geral grave”, alertou Brena. Na ocasião, foi  apresentado o protocolo municipal de infecção do trato urinário, que é a padronização do diagnóstico e tratamento, baseado em pesquisas científicas.

A Secretaria de Saúde do Recife vem realizando fóruns perinatais com a proposta de capacitar os profissionais da Rede de Saúde do Recife na assistência pré-natal. “Fortalecendo o Pré-Natal” e a “Humanização na Assistência ao parto: Boas Práticas” foram temas dos primeiros fóruns realizados.