img_alt Controladoria Geral do Município - CGM

NOTÍCIAS

Controladoria | 03.06.15 - 10h27

Secretário da Controladoria Geral do Município participa de seminário em Brasília promovido pelo Banco Mundial

img_alt

Rafael Figueiredo participou de encontro que debateu o Sistema de Controle Interno no Brasil. (Foto: Cortesia)

 

O secretário da Controladoria Geral do Município, Rafael Figueiredo, participou em Brasília, de 27 a 29 de maio, de um encontro promovido pelo Banco Mundial, em parceria com Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Acompanhado do gerente de Planejamento e Integração da CGM, Allisson Matos, o secretário participou das discussões e debates, no seminário “O Sistema de Controle Interno no Brasil – avanço por mais eficiência”.

O encontro, que reuniu membros e representantes do Banco Mundial e do Conaci, além de órgãos de Controle Externo e do Executivo Federal, teve como principal objetivo implementar melhorias sistêmicas nos órgãos governamentais de controle interno do Brasil. A intenção dos organizadores com o seminário foi apresentar técnicas internacionais bem-sucedidas para o fortalecimento das secretarias municipais e estaduais de controle e transparência, de forma a aumentar os mecanismos de combate à corrupção no poder executivo brasileiro, em especial na função de auditoria. A consultora canadense Elisabeth MacRae, desenvolvedora da ferramenta IA-CM (Internal Audit Capability Model), apresentou os resultados do diagnóstico que ela conduziu para medir a efetividade do controle interno no país, realizado a partir de uma amostragem com três estados-piloto: Maranhão, Piauí e Minas Gerais.

Para o secretário Rafael Figueiredo, as experiências apresentadas foram interessantes e serão avaliadas sobre a possibilidade de implantação no Recife, mas destaca que a CGM já vem trabalhando de forma a otimizar ainda mais o gasto público. "Estamos atuando sempre de olho no cumprimento de contratos, convênios e acordos da gestão municipal, realizando a avaliação dos resultados da gestão e da aplicação de recursos públicos", destacou.