Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Assistência Social | 03.06.22 - 12h21

Setor corporativo doa mais de 80 toneladas de alimentos e de itens de primeira necessidade em apoio às vítimas pelas chuvas

img_alt

A participação de empresas de todos os portes tem crescido, ampliando o movimento de solidariedade aos vulneráveis do Recife e da Região Metropolitana. (Foto: Dondinho/PCR)


O setor empresarial vem aparecendo com protagonismo no trabalho de fornecer e mobilizar doações para as famílias em estado de vulnerabilidade causadas pelas fortes chuvas. Até agora, o segmento foi responsável pela arrecadação e doação de mais de 80 toneladas de alimentos e bebidas, além de mais de 36 mil itens de primeira necessidade, como colchões, cobertores e produtos de higiene pessoal. A adesão vem aumentando o movimento de solidariedade e, por isso, a Prefeitura do Recife reforçou ainda mais a operação logística e de abastecimento, para que os donativos cheguem rapidamente aos necessitados.

Na lista de doadores, estão, por exemplo, Ambev, Solar Coca-Cola, Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, Grupo Mateus, São Braz, ASA Indústria, Karne Keijo, iFood, Deskontão, Ferreira Costa, Magnum e Baterias Moura. O engajamento também atingiu empresas de capital misto, associações e organizações sociais, além de órgãos públicos, inclusive de fora de Pernambuco. Instituições como Consulado Geral da China, Compesa, Copergás, SESC, Sebrae entraram na movimento solidário, assim como as Prefeituras de Fortaleza, Aracaju, Salvador, Rio de Janeiro e a Casa Militar de Pernambuco.

As doações preferenciais são de alimentos não-perecíveis, especialmente cestas básicas com itens não perecíveis, kit acolhimento (Colchões, lençóis, cobertores, travesseiros e toalhas), kit de higiene (xampu, sabonete, escova e pasta de dente, pente, desodorante, fralda e absorvente), kit de limpeza (água sanitária, desinfetante, detergente, vassouras, pano de chão, rodo, bucha, saco de lixo, pá de lixo) e água potável.

Item de extrema necessidade, cerca de 2.600 colchões foram arrecadados até agora. A meta é chegar a 5 mil. As empresas que quiserem realizar doações de produtos ou serviços e fortalecer ainda mais o movimento de solidariedade podem procurar os canais oficiais da Central de Arrecadação, por meio dos números (81) 98791-2705 e 3355-9412 ou no e-mail doacaorecifesolidario@gmail.com.

Pessoas físicas também podem participar. As doações vêm acontecendo no edifício-sede da Prefeitura, no Cais do Apolo; no Sítio da Trindade, em Casa Amarela; no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem e no Terminal Marítimo de Passageiros, além de pontos de coleta situados nos shoppings Plaza, Recife, Tacaruna, Boa Vista e RioMar, nas lojas da rede Novo Atacarejo, da Drogaria São Paulo e dos supermercados Big de Casa Forte, da Avenida Caxangá, de Boa Viagem, na Avenida Recife e no Shopping Tacaruna. Os donativos também podem ser entregues nos Terminais de Passageiros de ônibus e na sede do Procon Recife, que fica na Boa Vista.

IFOOD SE TORNA CANAL DE DOAÇÕES - O Ifood se junta a esforços e usuários podem fazer doações através do aplicativo. Pontos de doação também recebem ração para pets e utensílios para animais domésticos. Em parceria com a Prefeitura do Recife e a Central Única das Favelas (CUFA), basta acessar o ambiente de doações no app. Ao finalizar um pedido na plataforma, também aparece a opção para contribuir com essa causa de emergência pública.

Veja como doar:

1 - Acesse o app do iFood

2 - Clique no link doações em seu perfil e selecione CUFA

3 - Aperte o botão “quero doar” e selecione o valor

4 - Após isso, aperte em “enviar doação”. Pronto!