NOTÍCIAS

Cultura | 03.07.12 - 13h03

Ações preventivas da Defesa Civil levam segurança aos morros da cidade

Objetivo é proporcionar mais segurança à população em áreas de risco. Foto: Ivanildo Francisco

Várias famílias que residem em áreas de risco foram beneficiadas com a colocação de lonas plásticas

Com o objetivo de proporcionar mais segurança para população que reside em áreas de risco, a Prefeitura do Recife vem intensificando as ações da Operação Inverno 2012. Na manhã desta terça-feira (03), a Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), com o apoio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e do Exército Brasileiro, esteve em várias localidades da cidade, para realizar serviços de caráter preventivo. Entre as áreas beneficiadas, os bairros de Nova Descoberta e Alto José Bonifácio, na Zona Norte do Recife.

Uma equipe composta por oito agentes da Regional Noroeste da Codecir  realizou o trabalho de colocação de lonas plásticas nas barreiras dos locais visitados. Em Nova Descoberta, 12 famílias foram beneficiadas com a proteção das encostas próximas às suas casas. Flaviano Bezerra, morador do bairro há três anos, é casado e tem quatro filhos. Ele disse estar mais seguro com a realização do serviço. “Quando chove não consigo dormir, pois fico preocupado com o deslizamento de barreiras. Agora com a colocação de lonas nossas noites serão mais tranquilas”, declarou.

Após o serviço em Nova Descoberta, a equipe seguiu para atender às solicitações de lonas plásticas em pontos de risco nas ruas Passira e Bismark de Freitas, situadas no Alto José Bonifácio.

Quem mora em áreas de risco e quiser pedir vistorias ou colocação de lonas nas barreiras onde residem, é só ligar para a Codecir, no 0800-081-3400. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

 Operação Inverno – Lançada em fevereiro deste ano, a Operação Inverno 2012 conta com um investimento de R$133 milhões, o maior já feito por uma gestão municipal em ações voltadas ao combate dos efeitos das chuvas. Com isso, a Prefeitura intensifica as atividades contínuas e integradas de preparação da cidade para o período chuvoso, incluindo o reforço de ações como vistorias em áreas de risco, limpeza de canais e canaletas, ações educativas e serviços de manutenção.
 
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura do Recife, através do Programa Guarda-chuva, já resultou na redução de mais de sete mil pontos de risco na cidade, tornando mais segura a vida de quem mora nas áreas de morro. O trabalho preventivo e permanente nos morros integra diversas secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife.