NOTÍCIAS

Cultura | 03.07.14 - 19h21

Entidades de Pessoas com Deficiência do Recife participam do 6º Me Segura no Forró

[caption id="attachment_47322" align="alignleft" width="680"] Entre as entidades parceiras, 35 participaram do evento no Centro Suvag (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

A população com deficiência do Recife ainda está em clima junino. Aconteceu hoje, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar, o "Me segura no Forró", realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com as secretarias de Cultura e Saúde. Há seis anos o município proporciona um espaço de integração entre as entidades que trabalham para, e com pessoas com deficiência, como forma de vivenciar a cultura nordestina e a convivência entre as instituições. Cerca de 300 pessoas participaram do evento, que contou com a animação das bandas Cegnus e Forró Sensação, ambas com músicos cegos.

Entre as 35 entidades parceiras, participantes do evento, marcaram presença o Centro Suvag, Associação dos Agentes de Segurança Pública com Deficiência de Pernambuco (Aasdpe), Associação de Pais e Amigos do Centro de Reabilitação e Educação Especial (Apacree), Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD), Associação Pernambucana de Cegos (Apec), Associação de Pais e Amigos do Banco do Brasil (Apabb) e o grupo Integrart. As instituições montaram barraquinhas de comidas típicas como forma de arrecadar renda.

De acordo com o gerente geral de Direitos Humanos, Alexandre Nápoles, este evento é importante para dar visibilidade à Pessoa com Deficiência através de um espaço de convivência social-comunitária. "É um momento de lazer e cultura, mas também ajuda na troca de experiências, a fortalecer os vínculos com as entidades", afirmou.

O cadeirante José Luiz Batista, 42, foi a todas as edições da festa e disse não perder a oportunidade de dançar a noite inteira no meio do salão. "É um momento muito bom pois é um espaço que a gente se solta e vivenciar a inclusão na vida social é fundamental", elogiou.