NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 03.07.15 - 18h35

História do bairro da Boa Vista é contada em exposição

img_alt

A exposição "Olhares da Boa Vista" reúne 55 ilustrações de Imóveis Especiais de Preservação e ficará em cartaz no Shopping Boa Vista até o final deste mês. (Foto: Divulgação)

 

Uma história contada pela arquitetura, unindo passado e presente numa linha do tempo contada através da exposição "Olhares da Boa Vista". A ação é realizada em parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC), e o Shopping Boa Vista que reúne 55 Imóveis Especiais de Preservação (IEPs) localizados em áreas de preservação no bairro da Boa Vista. Protegidos pela Lei Municipal 16.284/1997, que estabelece normas específicas para esses tipos de edificações, os IEPs fazem parte da memória ativa do Recife e a sua preservação também protege a identidade cultural da cidade. A visitação é gratuita e a exposição "Olhares da Boa Vista" fica em cartaz no Shopping Boa Vista de 3 a 30 de julho, diariamente: de segunda a sábado, das 9h às 21h; domingos, das 11h às 19h.   

Classificar um imóvel como especial significa resguardar a carga histórica que ele conta a partir de sua arquitetura. Quando é classificado, o imóvel fica protegido e suas características devem ser preservadas com o objetivo de manter viva a história da cidade. Passado e futuro podem e devem conviver harmonicamente. Nosso trabalho visa exatamente garantir que a identidade do Recife também seja contada através desses imóveis e a exposição é uma excelente oportunidade das pessoas conhecerem um pouco mais da nossa história, explica a diretora da Diretoria de Preservação do Patrimônio Histórica e Cultural (DPPC), Lorena Veloso

Um dos IEPs da Boa Vista é o Juvenato Dom Vital, um imóvel do início do século XX que abrigava um conglomerado de instituições de ensino – onde funcionavam as escolas D. Maria de Britto, Carlos de Laet, Carlos Frederico Xavier de Britto e D. Luiz de Britto – criado pelo Cônego Jerônimo Assunção. Ele está localizado na Rua do Giriquiti, 48, onde funciona o Shopping Boa Vista. Para contar a história do bairro a partir dos IEPs, foi convidado o ilustrador Gilvan Gonçalves, que imortalizou em seus traços a memória que deve ser preservada. “O grande objetivo é que as pessoas saibam o que são Imóveis Especiais de Preservação, onde estão localizados e se sintam parte integrante dessa história, além de fundamentais para sua preservação”, conta a gerente de Marketing do Shopping Boa Vista, Tarcia Galvão.

Foram selecionados alguns prédios para compor a mostra, dentre eles a casa onde a escritora Clarice Lispector morou durante a infância, o Ginásio Pernambucano, o Cinema São Luiz e o Hotel Central – onde se hospedaram Getúlio Vargas, Carmem Miranda e os tripulantes do Zeppelin. São 15 painéis com 55 ilustrações e textos sobre a memória do patrimônio arquitetônico, além de um painel com a linha do tempo desses quatro séculos de história e uma maquete do bairro, contemplando as 55 edificações. Além disso, esses 25 prédios – localizados em diversos pontos do bairro – estarão sinalizados com placas para convidar a população a visitar a mostra. Quem passar pelo Shopping também irá receber um livreto com ilustrações, textos e o mapa com a localização desses 25 imóveis, um incentivo a mais para as pessoas conhecerem de perto alguns desses locais

Após esse período, a maquete irá percorrer escolas da rede municipal para fortalecer essa educação patrimonial. O livreto explicativo também será distribuído pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Histórica e Cultural (DPPC). Resgatar a memória do recifense, conscientizar o público sobre a importância da preservação patrimonial e contar a história a partir dos IEPs também são objetivos do projeto.

IEPs – No total, o Recife conta com 260 imóveis classificados como Especiais de Preservação. Eles são protegidos como áreas de preservação pela Lei Municipal 16.284/1997. No ano em que a Lei foi sancionada, foram classificados de imediato mais de cem imóveis. De 1098 a 2012, apenas mais dois passaram a integrar essa lista. A Prefeitura do Recife vem intensificando esse resgate patrimonial e histórico e em dois anos e meio – de 2013 até agora – classificou 104 imóveis, sendo o mais recente a sede do Clube América, localizada na Estrada do Arraial, 3107, em Casa Amarela. No início deste ano, 96 imóveis foram classificados somente no bairro da Boa Vista. Eles fazem parte de uma Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (ZEPH 8 / Boa Vista). A partir da classificação, qualquer reforma estrutural deve ser previamente autorizada pela Prefeitura do Recife, por meio da DPPC e, posteriormente, da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano.