NOTÍCIAS

Cultura | 03.08.12 - 19h25

População debate modelo de gestão do Parque Santana

[caption id="attachment_23516" align="alignleft" width="334"] oficina com representantes de instituições públicas e sociedade civil debeteram o modelo de gestão que será adotado no Parque Santana. Foto: Carlos Oliveira[/caption]

Fazer parte de uma cidade é algo que transcende o fato de residir nela. Esse sentimento de pertencimento passa também pelo poder de influenciar na ordenação do bem comum. Pensando assim, a Prefeitura do Recife promoveu, nesta sexta-feira (03), no auditório da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), na Rua Santana, nº 367 – Casa Forte, uma oficina com representantes de instituições públicas e sociedade civil para debater o modelo de gestão que será adotado no Parque Santana. O espaço, que faz parte do projeto Capibaribe Melhor, deve ser entregue a população em setembro deste ano.   

A oficina foi realizada pela Empresa de Urbanização do Recife (URB), em parceria com a empresa de engenharia consultiva Concremat, e foi aberta pelo coordenador do projeto Capibaribe Melhor, Guilherme Tavares, que falou sobre a importância de criar uma gestão democrática dos novos parques que serão entregues a população este ano. “Começamos a promover esses encontros hoje sobre o Parque Santana, mas iremos estender isso ao Parque do Caiara e Apipucos, que estão dentro do Capibaribe Melhor. Queremos criar um manual ao final dessas reuniões e, com isso, adequar o funcionamento desses espaços com o desejo dos futuros usuários”, destacou.

A professora aposentada Zuleide Cabral, de 68 anos, que sempre morou no bairro de Santana, estava entusiasmada com a oportunidade de contribuir com suas sugestões. “Acredito que posso ser muito útil nesse processo, até porque conheço este bairro como poucos. Isso aqui era como um sítio com poucas famílias, onde todos se conheciam. Ainda acho que este bairro guarda um pouco disto, sendo que agora teremos um parque para nos encontrar”, destacou.   

O facilitador da oficina, Francisco Lopes, da Concremat, ficou satisfeito com a resposta da comunidade. "Ficamos muito felizes com o engajamento dos participantes. Entre outras coisas, falamos de parceria entre público e privado. As próprias pessoas levantaram este assunto, dando exemplo de um comércio muito atuante nos arredores que podiam atuar no parque de alguma forma. Temos mercados ao redor, um shopping, instituições públicas, como o próprio CPRH e o Ibama, todos são parceiros em potencial”, ressaltou Lopes.

Parque Santana - está localizado nas imediações dos bairros de Santana, Poço da Panela e Casa Forte. Com o propósito de requalificar as margens do Capibaribe, o espaço, que hoje tem uma extensão 26 mil m², será expandido para aproximadamente 63 mil m² de área total, com a criação de novas áreas de recreação e de convivência. Nele, serão instalados campo de futebol, quadras poliesportivas, arena de skate e bicicross, pista de cooper, ciclovia e área de ginástica. Três praças serão edificadas no Parque, além de sala de primeiros socorros, vestuário e arquibancadas. Um parque infantil e quiosques também integram o projeto.